Ambiente educador e imaginação material

relações que se tecem no brincar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS14PT

Palavras-chave:

Brincar, Imaginação, Ambiente educador, Gestualidade

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de mestrado, na qual buscamos identificar maneiras de as crianças pequenas criarem imagens de si e do mundo, ao habitarem e se apropriarem do ambiente educador em contextos lúdicos e de interação entre pares. Trata-se de uma pesquisa narrativa e foi desenvolvida por meio de um estudo de campo em uma escola de Educação Infantil de São Paulo, com crianças de 4 e 5 de idade. Durante a pesquisa, acompanhamos as crianças no momento do brincar, tendo como registro notações no diário de bordo, fotografias, filmagens e gravação de entrevistas e conversas. Todo o percurso investigativo foi dialogado e realizado com as crianças, considerando não somente as suas vozes e palavras, mas também seus gestos, modos de ocupar o espaço e interagir com objetos e elementos da natureza, dando maior visibilidade para as dimensões poéticas das brincadeiras. Concluímos que elementos do universo material (como textura, formato, peso e tamanho) potencializam o brincar nas suas dimensões poética e criativa, apoiando as crianças nas interações umas com as outras e na formulação de compreensões sobre si e sobre o mundo, relevando as relações entre o ambiente educador e a imaginação material que se tecem no brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Marianno Marques Rezende, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pesquisadora da área do Brincar e da Cultura Corporal. Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP), possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é orientadora educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro. Tem formação complementar em Psicanálise, com foco em desenvolvimento infantil.

Eliana Ayoub, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Livre-Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Líder do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) da FE-UNICAMP.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Rezende, J. M. M., & Ayoub, E. (2025). Ambiente educador e imaginação material: relações que se tecem no brincar. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 709–724. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS14PT