v. 24 n. 80 (2024): Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade

Publicado: 2024-03-13

Apresentação

  • Mulheres brasileiras pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AP01
    Rita Buzzi Rausch, Susana Soares Tozetto, Cristhianny Bento Barreiro, Maria João Mogarro, Alboni Dudeque Pianovski Vieira

Dossiê

  • Mulher brasileira e pesquisadora marcante no campo da Formação de professores Marli André e suas proposições

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS01
    Rita Buzzi Rausch; Isabela Cristina Daeuble Girardi; Andréia Roncáglio Geraldo
  • Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS02
    Joana Paulin Romanowski, Maria Iolanda Fontana
  • Contribuições de Bernardete Angelina Gatti à pesquisa sobre formação de professores no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS03
    Luciane Maria Schlindwein, Maria Luiza de Souza e Souza, Daniela Fonseca Gonçalves
  • Formação de professores e docência no ensino superior contribuições de Maria Isabel Cunha

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS04
    Simone Regina Manosso Cartaxo
  • Iria Brzezinski relações entre docência, militância e pesquisa

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS05
    Susana Soares Tozetto, Elizabete Volkman
  • Madalena Freire a paixão de conhecer o mundo pela alegria de ensinar e aprender

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS06
    Marta Nörnberg, Patrícia Pereira Cava, Gilceane Caetano Porto
  • Trajetórias cruzadas de vida, profissão e militância o legado de Vera Lúcia Bazzo na Educação e na Formação de Professores

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS07
    Juliano Agapito, Margareth Fadanelli Simionato, Márcia de Souza Hobold
  • Pesquisadora e Educadora Vera Placco contribuições e repercussões para a pesquisa e formação de professores/as

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS08
    Rafael Conde Barbosa, Magali A. Silvestre , Marly das N. Benachio
  • Acacia Zeneida Kuenzer referência feminina na formação docente e na Educação Profissional

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS09
    Sandra Terezinha Urbanetz, Cristhianny Barreiro
  • Denice Catani notas de leitura sobre memória, história e formação docente

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS10
    Luana Wunsch, Flávia Werrzyn Magrinelli Martinez, Valeska Maria Fortes de Oliveira
  • Relações, métodos, palavras a pesquisa narrativa (auto)biográfica por Maria Helena Abrahão

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS11
    Luciana Haddad Ferreira, Neuzita de Paula Soares, Thiago Borges de Aguiar

Artigos

  • Los materiales como posibilidad de un tercer espacio productor de interculturalidad en la Universidad Intercultural del Estado de Hidalgo (UICEH) Universidades Interculturales en México

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO01
    Dalia Peña Islas, Peri Mesquida
  • Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado a produção acadêmica de Liliana Soares Ferreira

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO02
    Ana Sara Castaman
  • Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com tic na formação de professores para o Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO03
    Otávio Augusto de Oliveira Cardoso, Luis Paulo Leopoldo Mercado
  • A escolaridade dos pais dos estudantes da educação de jovens e adultos em debate

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO04
    Luís Carlos Ferreira
  • Algumas considerações sobre o Philosophiae Doctor e o plágio acadêmico

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO05
    Francisco Regis Vieira Alves
  • A inclusão perversa Ensino Superior, pandemia e desigualdade socioeconômica no Amazonas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO06
    Fábio Gomes, Marck Torres, Valter Luciano Villar
  • A criatividade na performance pedagógica do tutor

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO07
    Rogério Tubias Schraiber, Elena Maria Mallmann
  • Formação continuada de professores enquanto lócus para avaliação de produto educacional

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO08
    Marco Aurelio Soares Fragoso, Josmaria Lopes de Morais, Adriano Lopes Romero
  • Aspectos das culturas escolares da escola primária em Brasília nas colunas de Yvonne Jean (1962-1964)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO09
    Juarez José Tuchinski dos Anjos
  • Conhecimento como criação subversão de tecnologia educacional na periferia do capitalismo

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO10
    André Oliveira
  • Formação de professores em cursos normais superiores um “estado do conhecimento” (2003-2016)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO11
    Eliane Küster, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
  • Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO12
    Sandra Cordeiro de Melo, Natalia Barboza Netto, Carolina Barreiros de Lima
  • Experiência dos professores universitários durante a Pandemia da Covid-19 uma revisão sistemática da literatura

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO13
    Ana Luiza Leite, Roni Costa Ferreira