Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado

a produção acadêmica de Liliana Soares Ferreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO02

Resumo

A pesquisa se debruça sobre a biografia acadêmica de Liliana Soares Ferreira. A Professora, atualmente vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, como professora titular, possui uma vasta contribuição no ensino, na pesquisa e extensão, bem como descreveu um(uma) conceito(categoria) de trabalho pedagógico, retroalimentando a comunidade acadêmica na produção do conhecimento na contemporaneidade. Para tanto, objetivou-se narrar e refletir sobre a trajetória na produção acadêmica, da pesquisadora em Educação brasileira, Liliana Soares Ferreira. Desenvolveu-se o estudo teórico-metodologicamente, como uma espécie de metaexplicação, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), a partir das técnicas da pesquisa bibliográfica e da análise documental. A pesquisa bibliográfica se ocupou de autores(as) que estudam as temáticas abordadas neste artigo e da produção científica da Professora; a documental foi realizada com a análise do currículo da autora na Plataforma Lattes, visualização dos movimentos de sentidos das categorias por ela desenvolvidas, sobretudo, “trabalho pedagógico”, nos textos publicados entre 2019 e 2023. Como técnica de análise dos dados produzidos, aplicou-se a própria AMS. Constata-se, ao narrar e analisar a biografia acadêmica de Liliana, que a pesquisadora elaborou o(a) conceito(categoria) trabalho pedagógico e, a partir dele(a), identificou-se alguns sentidos da dialética entre o trabalho pedagógico pesquisado e o trabalho pedagógico realizado, cujos movimentos entremeados justificam e potencializam a sua trajetória, na (com)vivência com outras(os) sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Referências

AMARAL, C. L. C. Pertença profissional, trabalho e sindicalização de professores: mediações e contradições nos movimentos do capital. 2016. 2165 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.

BERND, Z. Por uma estética dos vestígios memoriais: releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino Traço: 2013.

BURKE, P. A invenção da biografia e o individualismo renascentista. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 83-98, jul. 1997. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2038. Acesso em: 15 jun. 2023.

CARINO, J. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação & Sociedade, v. XX, n. 67, Ago. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pfcpbdYWBNLMVktGRhKKNYM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2023.

CASTAMAN, A. S.; FERREIRA, L. S. El Trabajo Pedagógico en el Postgrado: analisis de los movimientos de sentidos en las narrativas de los professores del ProfEPT. Revista Paradigma, v. XLIII, p. 436-450, set. 2022. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1278/1130. Acesso em: 17 jun. 2023.

FERREIRA, L. S.; BRAIDO, L. S.; DE TONI, D. L. P.Pedagogia nas Produções Acadêmicas da Pós-Graduação em Educação no RS: Análise dos Movimentos de Sentidos. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, n. 8, p. 146-164, Jan.-Abr./ 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3052. Acesso em: 13 jun. 2023.

FERREIRA, L. S.; CEZAR, T. T.; MACHADO, C. T. “Grupo de Interlocução na pesquisa em Educação: produção, análise e sistematização de dados”. Pro-posições. Campinas, SP, V. 31, e20190025, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8664292 Acesso em: 17 jun. 2023

FERREIRA, L. S.; CORRÊA, M. B.; SILVEIRA, R. B. Proposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, e20210061, 2022.

FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico. 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-pedag-gico/. Acesso em: 15 jun. 2023.

FERREIRA, L. S. Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum: Education, v. 39, n. 1, p. 103-111, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/27949. Acesso em: 17 jun. 2023.

FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação & Realidade [online], v. 43, n. 2, p. 591-608, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623664319. Acesso em: 10 jun. 2023.

FERREIRA, L. S. Discursos em análise na Pesquisa em Educação: concepções e materialidades. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5RT6P594sk7ccDp6NKYX6qK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mai. 2023.

FERREIRA, L. S. Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 27, e270014, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27570174008. Acesso em: 20 jun. 2023.

FIALHO, L. M. F.; DÍAZ, J. M. H. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 775-796, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26441/24288. Acesso em: 16 jun. 2023.

FUENTES, R. C.; FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, v. 35, n. 3, p. 722–737, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n3p722. Acesso em: 15 jun. 2023.

GONÇALVES, R. C.; SILVEIRA, F. J. N. Biografia se autobiografias como fontes de informação e memória. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 12, n. 1, p. 82-103, mar./ago. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/178542/172367. Acesso em: 15 jun. 2023.

GOODSON, I. F. Historias de vida del professorado. Barcelona: Octaedro, 2004.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

IANNI, O. A construção da categoria. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 397-416, abr. 2011.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.

LEITE, M. M. Outra face do feminismo: Maria Lacerda de Moura (1887-1945). São Paulo: Ática, 1984.

LORIGA, S. O pequeno X: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MADÉLENAT, D. La biographie. Paris: PUF, 1984.

MARQUES, M. O. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1996.

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.

MARX, K. O capital. crítica da economia política. Vol.1. Livro Primeiro: O processo de produção do capital. Tomo I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MOLLOY, S. Vale o escrito: a escrita autobiográfica na América Hispânica. Chapecó: Argos, 2003.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Filosofia da práxis. Buenos Aires: São Paulo: CLACSO; Expressão Popular, 2007.

VIANNA, M.; MARQUES JR., A. Fontes biográficas. In: CAMPELLO, B.; CALDEIRA, P. T. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 43-51.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Castaman, A. S. (2024). Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado: a produção acadêmica de Liliana Soares Ferreira. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO02