Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado
a produção acadêmica de Liliana Soares Ferreira
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO02Resumo
A pesquisa se debruça sobre a biografia acadêmica de Liliana Soares Ferreira. A Professora, atualmente vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, como professora titular, possui uma vasta contribuição no ensino, na pesquisa e extensão, bem como descreveu um(uma) conceito(categoria) de trabalho pedagógico, retroalimentando a comunidade acadêmica na produção do conhecimento na contemporaneidade. Para tanto, objetivou-se narrar e refletir sobre a trajetória na produção acadêmica, da pesquisadora em Educação brasileira, Liliana Soares Ferreira. Desenvolveu-se o estudo teórico-metodologicamente, como uma espécie de metaexplicação, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), a partir das técnicas da pesquisa bibliográfica e da análise documental. A pesquisa bibliográfica se ocupou de autores(as) que estudam as temáticas abordadas neste artigo e da produção científica da Professora; a documental foi realizada com a análise do currículo da autora na Plataforma Lattes, visualização dos movimentos de sentidos das categorias por ela desenvolvidas, sobretudo, “trabalho pedagógico”, nos textos publicados entre 2019 e 2023. Como técnica de análise dos dados produzidos, aplicou-se a própria AMS. Constata-se, ao narrar e analisar a biografia acadêmica de Liliana, que a pesquisadora elaborou o(a) conceito(categoria) trabalho pedagógico e, a partir dele(a), identificou-se alguns sentidos da dialética entre o trabalho pedagógico pesquisado e o trabalho pedagógico realizado, cujos movimentos entremeados justificam e potencializam a sua trajetória, na (com)vivência com outras(os) sujeitos.
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