Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado
a produção acadêmica de Liliana Soares Ferreira
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO02Résumé
A pesquisa se debruça sobre a biografia acadêmica de Liliana Soares Ferreira. A Professora, atualmente vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, como professora titular, possui uma vasta contribuição no ensino, na pesquisa e extensão, bem como descreveu um(uma) conceito(categoria) de trabalho pedagógico, retroalimentando a comunidade acadêmica na produção do conhecimento na contemporaneidade. Para tanto, objetivou-se narrar e refletir sobre a trajetória na produção acadêmica, da pesquisadora em Educação brasileira, Liliana Soares Ferreira. Desenvolveu-se o estudo teórico-metodologicamente, como uma espécie de metaexplicação, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), a partir das técnicas da pesquisa bibliográfica e da análise documental. A pesquisa bibliográfica se ocupou de autores(as) que estudam as temáticas abordadas neste artigo e da produção científica da Professora; a documental foi realizada com a análise do currículo da autora na Plataforma Lattes, visualização dos movimentos de sentidos das categorias por ela desenvolvidas, sobretudo, “trabalho pedagógico”, nos textos publicados entre 2019 e 2023. Como técnica de análise dos dados produzidos, aplicou-se a própria AMS. Constata-se, ao narrar e analisar a biografia acadêmica de Liliana, que a pesquisadora elaborou o(a) conceito(categoria) trabalho pedagógico e, a partir dele(a), identificou-se alguns sentidos da dialética entre o trabalho pedagógico pesquisado e o trabalho pedagógico realizado, cujos movimentos entremeados justificam e potencializam a sua trajetória, na (com)vivência com outras(os) sujeitos.
Téléchargements
Références
AMARAL, C. L. C. Pertença profissional, trabalho e sindicalização de professores: mediações e contradições nos movimentos do capital. 2016. 2165 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.
BERND, Z. Por uma estética dos vestígios memoriais: releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino Traço: 2013.
BURKE, P. A invenção da biografia e o individualismo renascentista. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 83-98, jul. 1997. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2038. Acesso em: 15 jun. 2023.
CARINO, J. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação & Sociedade, v. XX, n. 67, Ago. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pfcpbdYWBNLMVktGRhKKNYM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2023.
CASTAMAN, A. S.; FERREIRA, L. S. El Trabajo Pedagógico en el Postgrado: analisis de los movimientos de sentidos en las narrativas de los professores del ProfEPT. Revista Paradigma, v. XLIII, p. 436-450, set. 2022. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1278/1130. Acesso em: 17 jun. 2023.
FERREIRA, L. S.; BRAIDO, L. S.; DE TONI, D. L. P.Pedagogia nas Produções Acadêmicas da Pós-Graduação em Educação no RS: Análise dos Movimentos de Sentidos. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, n. 8, p. 146-164, Jan.-Abr./ 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3052. Acesso em: 13 jun. 2023.
FERREIRA, L. S.; CEZAR, T. T.; MACHADO, C. T. “Grupo de Interlocução na pesquisa em Educação: produção, análise e sistematização de dados”. Pro-posições. Campinas, SP, V. 31, e20190025, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8664292 Acesso em: 17 jun. 2023
FERREIRA, L. S.; CORRÊA, M. B.; SILVEIRA, R. B. Proposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, e20210061, 2022.
FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico. 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-pedag-gico/. Acesso em: 15 jun. 2023.
FERREIRA, L. S. Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum: Education, v. 39, n. 1, p. 103-111, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/27949. Acesso em: 17 jun. 2023.
FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação & Realidade [online], v. 43, n. 2, p. 591-608, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623664319. Acesso em: 10 jun. 2023.
FERREIRA, L. S. Discursos em análise na Pesquisa em Educação: concepções e materialidades. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5RT6P594sk7ccDp6NKYX6qK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mai. 2023.
FERREIRA, L. S. Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 27, e270014, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27570174008. Acesso em: 20 jun. 2023.
FIALHO, L. M. F.; DÍAZ, J. M. H. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 775-796, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26441/24288. Acesso em: 16 jun. 2023.
FUENTES, R. C.; FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, v. 35, n. 3, p. 722–737, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n3p722. Acesso em: 15 jun. 2023.
GONÇALVES, R. C.; SILVEIRA, F. J. N. Biografia se autobiografias como fontes de informação e memória. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 12, n. 1, p. 82-103, mar./ago. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/178542/172367. Acesso em: 15 jun. 2023.
GOODSON, I. F. Historias de vida del professorado. Barcelona: Octaedro, 2004.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
IANNI, O. A construção da categoria. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 397-416, abr. 2011.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.
LEITE, M. M. Outra face do feminismo: Maria Lacerda de Moura (1887-1945). São Paulo: Ática, 1984.
LORIGA, S. O pequeno X: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MADÉLENAT, D. La biographie. Paris: PUF, 1984.
MARQUES, M. O. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1996.
MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.
MARX, K. O capital. crítica da economia política. Vol.1. Livro Primeiro: O processo de produção do capital. Tomo I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MOLLOY, S. Vale o escrito: a escrita autobiográfica na América Hispânica. Chapecó: Argos, 2003.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Filosofia da práxis. Buenos Aires: São Paulo: CLACSO; Expressão Popular, 2007.
VIANNA, M.; MARQUES JR., A. Fontes biográficas. In: CAMPELLO, B.; CALDEIRA, P. T. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 43-51.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.