On the dialectic between researched and performed pedagogical work
the academic production of Liliana Soares Ferreira
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO02Abstract
The research focuses on the academic biography of Liliana Soares Ferreira. The Professor, currently linked to the Federal University of Santa Maria, as a professor, has a vast contribution in teaching, research and extension, as well as described a (a) concept (category) of pedagogical work, providing feedback to the academic community in the production of the knowledge in contemporary times. Therefore, the objective was to narrate and reflect on the trajectory in the academic production of the researcher in Brazilian Education, Liliana Soares Ferreira. The theoretical-methodological study was developed, as a kind of meta-explanation, based on the Analysis of the Movements of Senses (AMS), from the techniques of bibliographical research and documental analysis. The bibliographic research dealt with authors who study the themes addressed in this article and the scientific production of the Professor; the documentary was carried out with the analysis of the author's curriculum on the Lattes Platform, visualization of the movements of senses of the categories developed by her, above all, "pedagogical work", in the texts published between 2019 and 2023. As a technique of analysis of the data produced, she applied the AMS itself. It appears, when narrating and analyzing Liliana's academic biography, that the researcher elaborated the concept (category) pedagogical work and, from it, identified some senses of the dialectic between the researched pedagogical work and the pedagogical work carried out, whose intermingled movements justify and enhance its trajectory, in (co)living with other subjects.
Downloads
References
AMARAL, C. L. C. Pertença profissional, trabalho e sindicalização de professores: mediações e contradições nos movimentos do capital. 2016. 2165 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.
BERND, Z. Por uma estética dos vestígios memoriais: releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino Traço: 2013.
BURKE, P. A invenção da biografia e o individualismo renascentista. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 83-98, jul. 1997. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2038. Acesso em: 15 jun. 2023.
CARINO, J. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação & Sociedade, v. XX, n. 67, Ago. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pfcpbdYWBNLMVktGRhKKNYM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2023.
CASTAMAN, A. S.; FERREIRA, L. S. El Trabajo Pedagógico en el Postgrado: analisis de los movimientos de sentidos en las narrativas de los professores del ProfEPT. Revista Paradigma, v. XLIII, p. 436-450, set. 2022. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1278/1130. Acesso em: 17 jun. 2023.
FERREIRA, L. S.; BRAIDO, L. S.; DE TONI, D. L. P.Pedagogia nas Produções Acadêmicas da Pós-Graduação em Educação no RS: Análise dos Movimentos de Sentidos. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, n. 8, p. 146-164, Jan.-Abr./ 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3052. Acesso em: 13 jun. 2023.
FERREIRA, L. S.; CEZAR, T. T.; MACHADO, C. T. “Grupo de Interlocução na pesquisa em Educação: produção, análise e sistematização de dados”. Pro-posições. Campinas, SP, V. 31, e20190025, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8664292 Acesso em: 17 jun. 2023
FERREIRA, L. S.; CORRÊA, M. B.; SILVEIRA, R. B. Proposições sobre a noção de sujeito no trabalho pedagógico. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, e20210061, 2022.
FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico. 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-pedag-gico/. Acesso em: 15 jun. 2023.
FERREIRA, L. S. Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum: Education, v. 39, n. 1, p. 103-111, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/27949. Acesso em: 17 jun. 2023.
FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação & Realidade [online], v. 43, n. 2, p. 591-608, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623664319. Acesso em: 10 jun. 2023.
FERREIRA, L. S. Discursos em análise na Pesquisa em Educação: concepções e materialidades. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5RT6P594sk7ccDp6NKYX6qK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mai. 2023.
FERREIRA, L. S. Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação [online]. v. 27, e270014, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27570174008. Acesso em: 20 jun. 2023.
FIALHO, L. M. F.; DÍAZ, J. M. H. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 775-796, abr./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26441/24288. Acesso em: 16 jun. 2023.
FUENTES, R. C.; FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, v. 35, n. 3, p. 722–737, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n3p722. Acesso em: 15 jun. 2023.
GONÇALVES, R. C.; SILVEIRA, F. J. N. Biografia se autobiografias como fontes de informação e memória. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 12, n. 1, p. 82-103, mar./ago. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/178542/172367. Acesso em: 15 jun. 2023.
GOODSON, I. F. Historias de vida del professorado. Barcelona: Octaedro, 2004.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
IANNI, O. A construção da categoria. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 397-416, abr. 2011.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.
LEITE, M. M. Outra face do feminismo: Maria Lacerda de Moura (1887-1945). São Paulo: Ática, 1984.
LORIGA, S. O pequeno X: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MADÉLENAT, D. La biographie. Paris: PUF, 1984.
MARQUES, M. O. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1996.
MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.
MARX, K. O capital. crítica da economia política. Vol.1. Livro Primeiro: O processo de produção do capital. Tomo I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MOLLOY, S. Vale o escrito: a escrita autobiográfica na América Hispânica. Chapecó: Argos, 2003.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, A. Filosofia da práxis. Buenos Aires: São Paulo: CLACSO; Expressão Popular, 2007.
VIANNA, M.; MARQUES JR., A. Fontes biográficas. In: CAMPELLO, B.; CALDEIRA, P. T. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 43-51.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.