Pesquisadora e Educadora Vera Placco

contribuições e repercussões para a pesquisa e formação de professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS08

Resumo

Este artigo apresenta as produções, contribuições e repercussões da trajetória pessoal/profissional da professora e pesquisadora Vera Maria Nigro de Souza Placco. Seu principal objetivo é, ao relatar a maneira como desenvolveu o seu trabalho como formadora e as suas produções, destacar sua coerência ética e política potencializada por meio de uma práxis formativa. A pesquisa do tipo narrativa foi desenvolvida tendo por base uma revisão de literatura sobre as produções acadêmicas da professora. Organizado em três partes, o texto apresenta dois conceitos que acompanham várias de suas obras – sincronicidade e dimensões da formação - assim como reafirma a importância do papel articulador, formador e transformador do coordenador pedagógico, bem como destaca a importância da pesquisa na formação articulada ao ensino. Responsável pela formação de várias gerações de professores/as da educação básica e ensino superior, coordenadores/as, diretores/as, pós-graduandos/as e pesquisadores/as, Profa. Vera manteve, ao longo de sua trajetória de mais de 50 anos no magistério, uma relação estreita entre o seu trabalho na universidade, ao formar pesquisadores, e a escola pública, com propostas de formação continuada. Seu legado, exposto de forma resumida neste artigo, que se materializa nas repercussões de seu trabalho, colabora sobremaneira com a construção e consolidação do campo da formação de professores sempre em interlocução com o da psicologia da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIANCHETTI, LUCÍDIO; VALLE, IONE RIBEIRO; PEREIRA, GILSON R. DE M. O FIM DOS INTELECTUAIS ACADÊMICOS? INDUÇÕES DA CAPES E DESAFIOS ÀS ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2015.

CANDAU, V. M. (ORG.). A DIDÁTICA EM QUESTÃO. 23. ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 2004.

DINIZ-PEREIRA, JÚLIO EMÍLIO. A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REVISTA DA FAAEBA: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, SALVADOR , V. 22, N. 40, P. 145-154, DEZ. 2013 . DISPONÍVEL EM . ACESSOS EM 30 OUT. 2023.

DUBAR, C. PARA UMA TEORIA SOCIOLÓGICA DA IDENTIDADE. A SOCIALIZAÇÃO. PORTO, PORTO EDITORA, 1997.

PLACCO, V.M.N.S. Processos Multimensionais na Formação de Professores. In: Maria Inês Oliveira Araujo e Luiz Eduardo Oliveira. (Org.). Desafios da Formação de Professores para o Século XXI. 1ed. Sergipe: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2008, v. 1, p. 185-198.

PLACCO, V. M. N. S.. Perspectivas e Dimensões da Formação e do Trabalho do Professor. In: Aída Maria Monteiro Silva; Laêda Bezerra Machado; Márcia Maria de Oliveira Melo; Maria da Conceição Carrilho de Aguiar. (Org.). Educação Formal e Não Formal, Processos Formativos, Saberes Pedagógicos: Desafios para a Inclusão Social. 1ed.Recife - PE: Edições Bagaço, 2006, v. , p. 251-262.

PLACCO, V.M.N.S A multimensdionalidade sincrônica da didática e da formação do professor. In: Joana Paulin Romanowski; Pura Lúcia Oliver Martins; Sérgio Rogério Azevedo Junqueira;. (Org.). Conhecimento Local e conhecimento universal: práticas sociais: aulas, saberes e políticas. 1ed. Curitiba - PR: Editora Champagnat, 2005, v. 5, p. 95-104.

PLACCO, V. M. N. S. O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONFRONTO COM O COTIDIANO DA ESCOLA. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R. (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O COTIDIANO DA ESCOLA. SÃO PAULO: LOYOLA, 2003.

PLACCO, V.M.N.S.. FORMAÇÃO E PRÁTICA DO EDUCADOR E DO ORIENTADOR. CAMPINAS: SP: PAPIRUS, 1994.

PLACCO, V.M.N.S.. FORMAÇÃO DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS: QUESTIONAMENTO DA SINCRONICIDADE CONSCIENTE E CONFRONTO COM A MUDANÇA. 1992. 180 P. DOUTORADO EM EDUCAÇÃO. PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO. 1992.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO: PROVOCAÇÕES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO. SÃO PAULO, LOYOLA, 2012.

PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R.. O SUCESSO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROJETO DE CLASSES DE ACELERAÇÃO. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R. (ORGS). 6ª ED., O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O ESPAÇO DA MUDANÇA. SÃO PAULO: LOYOLA, 2007.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R.; SOUZA, V. L. T.. RETRATO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO BRASILEIRO: NUANÇAS DAS FUNÇÕES ARTICULADORAS E TRANSFORMADORAS. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R. (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR: ARTICULADOR, FORMADOR E TRANSFORMADOR. SÃO PAULO: LOYOLA, 2015.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R.; SOUZA, V. L. T.. O COORDENADOR PEDAGÓGICO (CP) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTENCÕES, TENSÕES E CONTRADIÇÕES. REVISTA ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS, SÃO PAULO, N. 2, 2011.

PLACCO, V. M. N. S.; SILVA, S.H.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: REFLEXÕES, DESAFIOS PERSPECTIVAS. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R., CHRISTOV, L. H. S., O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DOCENTE. SÃO PAULO, LOYOLA, 2000.

PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.. PROBLEMATIZANDO AS DIMENSÕES DA IDENTIDADE DO CP: ARTICULAR/FORMAR/TRANSFORMAR COMO UNIDADE DE AÇÃO. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R. (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO E QUESTÕES EMERGENTES NA ESCOLA. SÃO PAULO: LOYOLA, 2019.

PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.. A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR EM CONTEXTO. IN ALMEIDA, L. R., PLACCO, V. M. N. S.; (ORGS).O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA, SÃO PAULO, LOYOLA, 2016.

PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.. DESAFIOS AO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO TRABALHO COLETIVO DA ESCOLA: INTERVENÇÃO OU PREVENÇÃO? IN PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, SÃO PAULO, LOYOLA, 2008.

PLACCO, V.M.N.S.; SOUZA, V.L.T. Aprendizagem do Adulto Professor. São Paulo: Loyola, 2006.

PLACCO, V.M.N.S.; SOUZA, V.L.; ALMEIDA, L.R. O Coordenador Pedagógico: Aportes à Proposição de Políticas Públicas. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO), v. 42, p. 754-771, 2012.

SARAMAGO, J. História do Cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SOUSA, C.P; PLACCO, V.M.N.S. Mestrados Profissionais na Área de Ensino e Educação. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, v. 25, p. 23-35, 2016.

SOUZA, V. L. T., PLACCO, V. M. N. S.. UM, NENHUM E CEM MIL: A IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS RELAÇÕES DE PODER NA ESCOLA. IN PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA. (ORGS) O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A LEGITIMIDADE DE SUA ATUAÇÃO, SÃO PAULO, LOYOLA, 2017.

SOUZA, V. L. T. PLACCO, V. M. N. S., ENTRAVES DA FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO PELA PARCERIA DA GESTÃO NA FORMAÇÃO. IN ALMEIDA, L. R., PLACCO, V. M. N. S.; (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA, SÃO PAULO, LOYOLA, 2013.

UNESP, Botucatu. Tipos de Revisão de Literatura. [S. l.]: Faculdade de Ciências Agronômicas, 2015. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/#!/biblioteca/normas-técnicas/tipos-de-revisão-de-literatura/. Acesso em: 26 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Conde Barbosa, R., Aparecida Silvestre, M., & das Neves Benachio, M. (2024). Pesquisadora e Educadora Vera Placco: contribuições e repercussões para a pesquisa e formação de professores/as. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS08