Investigadora y Educadora Vera Placco: aportaciones y repercusiones para la investigación y formación de profesores/as
contribuições e repercussões para a pesquisa e formação de professores/as
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS08Resumen
Este artículo presenta las producciones, contribuciones y repercusiones de la trayectoria personal/profesional de la profesora e investigadora Vera Maria Nigro de Souza Placco. Su principal objetivo es, al relatar la forma en que ha desarrollado su trabajo como formadora y sus producciones, destacar su coherencia ética y política maximizada mediante una praxis formativa. La investigación de tipo narrativa se desarrolló a partir de una revisión de literatura sobre las producciones académicas de la profesora. Organizado en tres partes, el texto presenta dos conceptos que acompañan varias de sus obras –sincronicidad y dimensiones de la formación–, además de reafirmar la importancia del rol articulador, formador y transformador del coordinador pedagógico, así como resaltar el papel de la investigación en la formación docente articulada a la docencia. Responsable de formar a varias generaciones de profesores/as de enseñanza básica y superior, coordinadores/as, directores/as, estudiantes de posgrado e investigadores/as, Prof. Vera, a lo largo de su trayectoria de más de 50 años en el magisterio, mantuvo una estrecha relación entre su labor en la universidad, con la formación de investigadores, y la escuela pública, con propuestas de formación continua. Su legado, resumido en este artículo que se materializa en las repercusiones de su labor, contribuye en gran medida a la construcción y consolidación del campo de la formación de profesores, siempre en diálogo con el de la psicología de la educación.
Descargas
Citas
BIANCHETTI, LUCÍDIO; VALLE, IONE RIBEIRO; PEREIRA, GILSON R. DE M. O FIM DOS INTELECTUAIS ACADÊMICOS? INDUÇÕES DA CAPES E DESAFIOS ÀS ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2015.
CANDAU, V. M. (ORG.). A DIDÁTICA EM QUESTÃO. 23. ED. PETRÓPOLIS: VOZES, 2004.
DINIZ-PEREIRA, JÚLIO EMÍLIO. A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REVISTA DA FAAEBA: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, SALVADOR , V. 22, N. 40, P. 145-154, DEZ. 2013 . DISPONÍVEL EM . ACESSOS EM 30 OUT. 2023.
DUBAR, C. PARA UMA TEORIA SOCIOLÓGICA DA IDENTIDADE. A SOCIALIZAÇÃO. PORTO, PORTO EDITORA, 1997.
PLACCO, V.M.N.S. Processos Multimensionais na Formação de Professores. In: Maria Inês Oliveira Araujo e Luiz Eduardo Oliveira. (Org.). Desafios da Formação de Professores para o Século XXI. 1ed. Sergipe: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2008, v. 1, p. 185-198.
PLACCO, V. M. N. S.. Perspectivas e Dimensões da Formação e do Trabalho do Professor. In: Aída Maria Monteiro Silva; Laêda Bezerra Machado; Márcia Maria de Oliveira Melo; Maria da Conceição Carrilho de Aguiar. (Org.). Educação Formal e Não Formal, Processos Formativos, Saberes Pedagógicos: Desafios para a Inclusão Social. 1ed.Recife - PE: Edições Bagaço, 2006, v. , p. 251-262.
PLACCO, V.M.N.S A multimensdionalidade sincrônica da didática e da formação do professor. In: Joana Paulin Romanowski; Pura Lúcia Oliver Martins; Sérgio Rogério Azevedo Junqueira;. (Org.). Conhecimento Local e conhecimento universal: práticas sociais: aulas, saberes e políticas. 1ed. Curitiba - PR: Editora Champagnat, 2005, v. 5, p. 95-104.
PLACCO, V. M. N. S. O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONFRONTO COM O COTIDIANO DA ESCOLA. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R. (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O COTIDIANO DA ESCOLA. SÃO PAULO: LOYOLA, 2003.
PLACCO, V.M.N.S.. FORMAÇÃO E PRÁTICA DO EDUCADOR E DO ORIENTADOR. CAMPINAS: SP: PAPIRUS, 1994.
PLACCO, V.M.N.S.. FORMAÇÃO DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS: QUESTIONAMENTO DA SINCRONICIDADE CONSCIENTE E CONFRONTO COM A MUDANÇA. 1992. 180 P. DOUTORADO EM EDUCAÇÃO. PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO. 1992.
PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO: PROVOCAÇÕES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO. SÃO PAULO, LOYOLA, 2012.
PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R.. O SUCESSO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROJETO DE CLASSES DE ACELERAÇÃO. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R. (ORGS). 6ª ED., O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O ESPAÇO DA MUDANÇA. SÃO PAULO: LOYOLA, 2007.
PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R.; SOUZA, V. L. T.. RETRATO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO BRASILEIRO: NUANÇAS DAS FUNÇÕES ARTICULADORAS E TRANSFORMADORAS. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R. (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR: ARTICULADOR, FORMADOR E TRANSFORMADOR. SÃO PAULO: LOYOLA, 2015.
PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R.; SOUZA, V. L. T.. O COORDENADOR PEDAGÓGICO (CP) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTENCÕES, TENSÕES E CONTRADIÇÕES. REVISTA ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS, SÃO PAULO, N. 2, 2011.
PLACCO, V. M. N. S.; SILVA, S.H.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: REFLEXÕES, DESAFIOS PERSPECTIVAS. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R., CHRISTOV, L. H. S., O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DOCENTE. SÃO PAULO, LOYOLA, 2000.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.. PROBLEMATIZANDO AS DIMENSÕES DA IDENTIDADE DO CP: ARTICULAR/FORMAR/TRANSFORMAR COMO UNIDADE DE AÇÃO. IN PLACCO, V. M. N. S., ALMEIDA, L. R. (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO E QUESTÕES EMERGENTES NA ESCOLA. SÃO PAULO: LOYOLA, 2019.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.. A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR EM CONTEXTO. IN ALMEIDA, L. R., PLACCO, V. M. N. S.; (ORGS).O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA, SÃO PAULO, LOYOLA, 2016.
PLACCO, V. M. N. S.; SOUZA, V. L. T.. DESAFIOS AO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO TRABALHO COLETIVO DA ESCOLA: INTERVENÇÃO OU PREVENÇÃO? IN PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO, SÃO PAULO, LOYOLA, 2008.
PLACCO, V.M.N.S.; SOUZA, V.L.T. Aprendizagem do Adulto Professor. São Paulo: Loyola, 2006.
PLACCO, V.M.N.S.; SOUZA, V.L.; ALMEIDA, L.R. O Coordenador Pedagógico: Aportes à Proposição de Políticas Públicas. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO), v. 42, p. 754-771, 2012.
SARAMAGO, J. História do Cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SOUSA, C.P; PLACCO, V.M.N.S. Mestrados Profissionais na Área de Ensino e Educação. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, v. 25, p. 23-35, 2016.
SOUZA, V. L. T., PLACCO, V. M. N. S.. UM, NENHUM E CEM MIL: A IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS RELAÇÕES DE PODER NA ESCOLA. IN PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA. (ORGS) O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A LEGITIMIDADE DE SUA ATUAÇÃO, SÃO PAULO, LOYOLA, 2017.
SOUZA, V. L. T. PLACCO, V. M. N. S., ENTRAVES DA FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO PELA PARCERIA DA GESTÃO NA FORMAÇÃO. IN ALMEIDA, L. R., PLACCO, V. M. N. S.; (ORGS). O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA, SÃO PAULO, LOYOLA, 2013.
UNESP, Botucatu. Tipos de Revisão de Literatura. [S. l.]: Faculdade de Ciências Agronômicas, 2015. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/#!/biblioteca/normas-técnicas/tipos-de-revisão-de-literatura/. Acesso em: 26 fev. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.