Madalena Freire

a paixão de conhecer o mundo pela alegria de ensinar e aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS06

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória profissional e a produção teórica de Madalena Freire. Realiza-se uma revisão bibliográfica para discutir as principais contribuições de seu pensamento pedagógico com base em quatro obras: A paixão de conhecer o mundo (1983; 1988); Observação, registro, reflexão – Instrumentos metodológicos I (1996); Avaliação e Planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II (1997); e, Educador, educa a dor (2017). A partir dessa revisão, articulada ao testemunho pedagógico das autoras, são discutidas e afirmadas as seguintes ideias-força: o compromisso com a docência e o ensino como atos políticos e pedagógicos; a escola como lugar de exercício da democracia e do trabalho em grupo; a pedagogia democrática, construída por meio da escuta, do cuidado e da aposta na capacidade das crianças de conhecer o mundo e construir conhecimentos mediados pela leitura e escrita; a disciplina intelectual mediante o estudo e o registro. O testemunho-pedagógico é o da paixão de conhecer o mundo pela paixão de ensinar e aprender com o outro na imprevisibilidade e irrepetibilidade de cada ato educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Bolsista em Produtividade em Pesquisa CNPq – nível 2. Vice-líder do GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica, conduzindo e orientando estudos sobre processos formativos; docência nos anos iniciais; educação, cuidado e escola pública; planejamento e avaliação de práticas educativas.

Patrícia Pereira Cava, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, infância, prática pedagógica, anos iniciais, formação de professores e ensino-aprendizagem.

Gilceane Caetano Porto, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2011). É vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/CNPq). Tem experiência na área da Educação, principalmente com os seguintes temas: alfabetização, letramento, história da alfabetização e formação de professores.

Referências

CAMARGO. F. A propósito do ato de estudar. In: FREIRE, M. (et.al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. p.55-57.

DAVINI, J. Contribuições de uma diferença. In: FREIRE, M. (et.al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. p.58-61.

DREXLER. J. Canção La trama y el desenlace. Álbum Amar La trama. (CD). Produtora Morgan Britos. 2009.

FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo. (1983) 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1988.

FREIRE, M. (et al.). Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1993.

FREIRE, M. (et al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

FREIRE, M. (et al.). Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.

FREIRE, M. Educador, educa a dor. 6.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, M. Prefácio. In: GROSSI, E. P. Didática da alfabetização (v. 2). 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 9-10.

FREIRE, M. O que é um grupo? In: GROSSI, E. P.; BORDIN, J. (Orgs.). Paixão de aprender. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 59-68.

FREIRE, M. O sentido dramático da aprendizagem. In: GROSSI, E.P.; BORDIN, J. (Orgs.). Paixão de aprender. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 11-14.

FREIRE, M. Escola, grupo e democracia. In: GROSSI, E.P.; BORDIN, J. (Orgs.). Paixão de aprender. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 152-159.

FREIRE, M. Ano 100 com Paulo Freire na Faculdade de Educação. Entrevista com Madalena Freire. Canal da Faculdade de Educação da USP no YouTube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZazvCI2FBwQ Acesso em 16 de setembro de 2021.

FREIRE, M. Depoimento de Madalena Freire, na I FLALC 2021. Canal da Academia Caxambuense de Letras, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b_sg_9QfUmc Acesso em 02 de novembro de 2021.

FREIRE, M. Histórias e memórias com Madalena Freire. Congresso dos estagiários Carandá Educação. Canal Carandá Educação no YouTube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y0Oaux0qNHY Acesso em 21 de abril de 2022.

FREIRE, M. Pró-Saber 30 anos - Madalena Freire. Canal Pro Saber RJ no YouTube, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WIbXYTKv65A Acesso em 19 de setembro de 2021.

FREIRE, M. Papo com Oficina III com Madalena Freire. Canal Arte Ação Brasil no YouTube, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zbtORsXwfH8 Acesso em 16 de setembro de 2021.

FREIRE, M. Pré-escola, Vila Helena Carapicuíba 1985, nostalgia, professora Madalena Freire. Canal Ricardo Ramos no YouTube, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wK2y_I9V1KI&t=245s Acesso em 24 de abril de 2022.

MARTINS, M. C. O sensível olhar-pensante. In: FREIRE, M. (et.al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. p. 15-37.

MELLO, S. L. de; FREIRE, M. Relatos da (con)vivência: crianças e mulheres da Vila Helena nas famílias e na escola. Cadernos de Pesquisa [s.l.], v. fev. 1986, n. 56, p. 82-105, 1986.

PESSOA, F. O Guardador de Rebanhos. In: PESSOA, F. Poemas de Alberto Caeiro. 10.ed. Lisboa: Ática. 1993.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Nörnberg, M., Cava, P. P., & Porto, G. C. (2024). Madalena Freire: a paixão de conhecer o mundo pela alegria de ensinar e aprender. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS06