Madalena Freire: the passion to know the world through the joy of teaching and learning
a paixão de conhecer o mundo pela alegria de ensinar e aprender
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS06Abstract
The aim of this article is to present the professional career and theoretical production of Madalena Freire. A bibliographical review is carried out to discuss the main contributions of her pedagogical thinking based on four works: A paixão de conhecer o mundo (1983; 1988); Observação, registro, reflexão - Instrumentos metodológicos I (1996); Avaliação e Planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II (1997) and Educador, educa a dor (2017). Based on this review, combined with the authors' pedagogical testimony, the following key ideas are discussed and affirmed: the commitment to teaching and teaching as political and pedagogical acts; the school as a place to exercise democracy and group work; democratic education, built through listening, care and the betting on children's ability to know the world and build knowledge mediated by reading and writing; intellectual discipline through study and registration. The pedagogical testimony is that of the passion to know the world through the passion to teach and learn with others in the unpredictability and unrepeatability of each educational act.
Downloads
References
CAMARGO. F. A propósito do ato de estudar. In: FREIRE, M. (et.al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. p.55-57.
DAVINI, J. Contribuições de uma diferença. In: FREIRE, M. (et.al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. p.58-61.
DREXLER. J. Canção La trama y el desenlace. Álbum Amar La trama. (CD). Produtora Morgan Britos. 2009.
FREIRE, M. A paixão de conhecer o mundo. (1983) 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, M. (et al.). Grupo. Indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1993.
FREIRE, M. (et al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
FREIRE, M. (et al.). Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos metodológicos II. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.
FREIRE, M. Educador, educa a dor. 6.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, M. Prefácio. In: GROSSI, E. P. Didática da alfabetização (v. 2). 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 9-10.
FREIRE, M. O que é um grupo? In: GROSSI, E. P.; BORDIN, J. (Orgs.). Paixão de aprender. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 59-68.
FREIRE, M. O sentido dramático da aprendizagem. In: GROSSI, E.P.; BORDIN, J. (Orgs.). Paixão de aprender. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 11-14.
FREIRE, M. Escola, grupo e democracia. In: GROSSI, E.P.; BORDIN, J. (Orgs.). Paixão de aprender. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 152-159.
FREIRE, M. Ano 100 com Paulo Freire na Faculdade de Educação. Entrevista com Madalena Freire. Canal da Faculdade de Educação da USP no YouTube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZazvCI2FBwQ Acesso em 16 de setembro de 2021.
FREIRE, M. Depoimento de Madalena Freire, na I FLALC 2021. Canal da Academia Caxambuense de Letras, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b_sg_9QfUmc Acesso em 02 de novembro de 2021.
FREIRE, M. Histórias e memórias com Madalena Freire. Congresso dos estagiários Carandá Educação. Canal Carandá Educação no YouTube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y0Oaux0qNHY Acesso em 21 de abril de 2022.
FREIRE, M. Pró-Saber 30 anos - Madalena Freire. Canal Pro Saber RJ no YouTube, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WIbXYTKv65A Acesso em 19 de setembro de 2021.
FREIRE, M. Papo com Oficina III com Madalena Freire. Canal Arte Ação Brasil no YouTube, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zbtORsXwfH8 Acesso em 16 de setembro de 2021.
FREIRE, M. Pré-escola, Vila Helena Carapicuíba 1985, nostalgia, professora Madalena Freire. Canal Ricardo Ramos no YouTube, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wK2y_I9V1KI&t=245s Acesso em 24 de abril de 2022.
MARTINS, M. C. O sensível olhar-pensante. In: FREIRE, M. (et.al.). Observação, registro, reflexão. Instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996. p. 15-37.
MELLO, S. L. de; FREIRE, M. Relatos da (con)vivência: crianças e mulheres da Vila Helena nas famílias e na escola. Cadernos de Pesquisa [s.l.], v. fev. 1986, n. 56, p. 82-105, 1986.
PESSOA, F. O Guardador de Rebanhos. In: PESSOA, F. Poemas de Alberto Caeiro. 10.ed. Lisboa: Ática. 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.