Los materiales como posibilidad de un tercer espacio productor de interculturalidad en la Universidad Intercultural del Estado de Hidalgo (UICEH)
Universidades Interculturales en México
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO01Resumo
A Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH) foi fundada em 2012 e está localizada no município de Tenango de Doria Hidalgo, no México. Dentro do modelo de universidades interculturais que rege estas Universidades Interculturais (UIS) está estabelecido que este tipo de Instituições deve incorporar o conhecimento das comunidades indígenas onde elas afetam, neste caso a UICEH localizada na Região Otomí-Tepehua foi entregue ao tarefa de produzir diferentes materiais que incorporem tanto o conhecimento indígena quanto o ocidental. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma investigação de um material intitulado: “Diálogo de saberes. Comunidades indígenas e estudantes universitários”, cujo objetivo principal foi analisar como através do material do “Diálogo de saberes, comunidades indígenas e estudantes universitários” foi construído um terceiro espaço produtor de interculturalidades para os alunos da UICEH. Para a elaboração desta pesquisa, as metodologias utilizadas foram a etnografia digital e a dupla reflexividade.
Entre alguns dos resultados obtidos, constatou-se que os alunos vivenciaram processos de reflexividade na produção desse material, o que lhes permitiu captar uma interculturalidade a partir dos saberes de seus territórios, mas vinculados aos saberes universitários, engajando-se assim em “diálogos de vivendo" e se posicionando ética e politicamente. Além disso, essa experiência de produção de materiais como um "terceiro espaço que produz reflexividades e interculturalidades" poderia ser uma forma de gerar "terceiros espaços confortáveis" para que os alunos da UICEH aprendam a negociar diversas aprendizagens e reflexividades, especialmente aquelas vinculadas ao resgate comunitário e indígena. conhecimento.
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