A criatividade na performance pedagógica do tutor

Autores

  • Rogério Tubias Schraiber UFSM
  • Elena Maria Mallmann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO07

Resumo

Inserido no contexto da Educação a Distância, este estudo aborda o tema da criatividade na performance pedagógica de um grupo de tutores de cursos de pós-graduação, em nível de Especialização, da Universidade Aberta do Brasil. Em relação ao problema de pesquisa, questiona-se como o tutor potencializa o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem criativo. Como objetivo, buscou- se compreender quais são os princípios da performance pedagógica do tutor que potencializam o ensino-aprendizagem de modo que seja criativo. O referencial teórico deste estudo está embasado nos componentes da criatividade, propostos por Nikerson, Perkins e Smith (1997), nos Estudos da Performance, em relação aos termos da realização da performance, apresentados por Schechner (2006), e no conceito de performance docente, desenvolvido por Malmann (2008). Em termos metodológicos, desenvolveu-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo montante de dados foi analisado mediante as etapas da unitarização, da categorização e do novo emergente, pertencentes à Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultado, obteve-se cinco categorias de pesquisa, das quais este artigo destaca a da criatividade. Conclui-se que a criatividade é um princípio potencializador do ensino-aprendizagem criativo pelo fato de representar o desenvolvimento de ações e estratégias pedagógicas que caracterizam a performance do tutor como invenção pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Schraiber, R. T., & Mallmann, E. M. (2024). A criatividade na performance pedagógica do tutor. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO07