Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO12

Resumo

Este artigo discute os avanços da Análise de Conteúdo nas pesquisas educacionais, a partir de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental que busca apresentar esta técnica, realizada com o auxílio do software Atlas.ti. Foram considerados dados recuperados em dois estudos desenvolvidos por um laboratório de pesquisas sobre inclusão em educação. Partiu-se do pressuposto de que a abordagem favorece as pesquisas e problematizou-se se e como um recurso tecnológico pode contribuir nas respectivas análises. Além de duas publicações, o artigo apresenta documentos desenvolvidos no processo de investigação, geradores dos resultados nos estudos. Demonstra, ainda, o percurso empreendido e propõe o uso da técnica com o auxílio do software, já que foi evidenciada uma maior eficácia no tratamento dos dados, o que permitiu inferências quanto aos avanços em pesquisas com essa perspectiva, embora tenham sido trazidas ressalvas quanto ao papel preponderante dos pesquisadores durante esse empreendimento.

Palavras-chave: Análise de Conteúdo; Inclusão Educacional; Informática e Educação.

 

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Biografia do Autor

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Associada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, e na Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA/FE/PPGE/UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre Inclusão em Educação, Desenvolvimento, Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down.

Natalia Barboza Netto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ- linha de pesquisa: Inclusão, Ética e Interculturalidade (2019) ; Especializações em: Administração Escolar- UFRJ (1998), Psicopedagogia- UCAM(1999), Psicomotricidade- UCAM (2000) e Educação Especial Inclusiva- FGF (2012); Graduação em Pedagogia- Licenciatura Plena-UFRJ (1997). Membro do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA da Faculdade de Educação da UFRJ. Desenvolve estudos e pesquisas sobre inclusão em educação, formação docente, ciclo de políticas, tecnologias assistivas, autismo e síndrome de Down.

Carolina Barreiros de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade. Mestra em Educação também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa Mestrado NOTA 10 - Faperj (2019). Especialista em Administração e Supervisão Escolar (2014), Graduada em Licenciatura em Matemática (2008) e em Pedagogia (2020). Atualmente é Professora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e, ainda, Pesquisadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Melo, S. C. de, Netto, N. B., & Lima, C. B. de. (2024). Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO12