Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO12Resumo
Este artigo discute os avanços da Análise de Conteúdo nas pesquisas educacionais, a partir de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental que busca apresentar esta técnica, realizada com o auxílio do software Atlas.ti. Foram considerados dados recuperados em dois estudos desenvolvidos por um laboratório de pesquisas sobre inclusão em educação. Partiu-se do pressuposto de que a abordagem favorece as pesquisas e problematizou-se se e como um recurso tecnológico pode contribuir nas respectivas análises. Além de duas publicações, o artigo apresenta documentos desenvolvidos no processo de investigação, geradores dos resultados nos estudos. Demonstra, ainda, o percurso empreendido e propõe o uso da técnica com o auxílio do software, já que foi evidenciada uma maior eficácia no tratamento dos dados, o que permitiu inferências quanto aos avanços em pesquisas com essa perspectiva, embora tenham sido trazidas ressalvas quanto ao papel preponderante dos pesquisadores durante esse empreendimento.
Palavras-chave: Análise de Conteúdo; Inclusão Educacional; Informática e Educação.
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