Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO12

Resumen

Este artículo discute los avances del análisis de contenido de las pesquisas educativas, a partir de una pesquisa del tipo bibliográfico y documental que busca presentar esta técnica, realizada con el auxiliar del software Atlas.ti. Foram consideró datos recuperados en dos estudios desenvolvidos por un laboratorio de pesquisas sobre inclusión en educación. Se asumió que el enfoque favorece la investigación y se cuestionó si y cómo un recurso tecnológico puede contribuir a los respectivos análisis. Además de dos publicaciones, el artículo presenta documentos desarrollados en el proceso de investigación, generando resultados en los estudios. También demuestra el camino recorrido y propone el uso de la técnica con ayuda de software, ya que se evidenció mayor efectividad en el procesamiento de datos, lo que permitió inferir sobre los avances en las investigaciones con esta perspectiva, aunque se plantearon reservas respecto del papel preponderante de los investigadores durante este proceso.

 Palabras clave: Análisis de Conteúdo; Inclusión Educacional; Informática y Educación.

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Biografía del autor/a

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Associada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, e na Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA/FE/PPGE/UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre Inclusão em Educação, Desenvolvimento, Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down.

Natalia Barboza Netto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ- linha de pesquisa: Inclusão, Ética e Interculturalidade (2019) ; Especializações em: Administração Escolar- UFRJ (1998), Psicopedagogia- UCAM(1999), Psicomotricidade- UCAM (2000) e Educação Especial Inclusiva- FGF (2012); Graduação em Pedagogia- Licenciatura Plena-UFRJ (1997). Membro do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA da Faculdade de Educação da UFRJ. Desenvolve estudos e pesquisas sobre inclusão em educação, formação docente, ciclo de políticas, tecnologias assistivas, autismo e síndrome de Down.

Carolina Barreiros de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade. Mestra em Educação também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa Mestrado NOTA 10 - Faperj (2019). Especialista em Administração e Supervisão Escolar (2014), Graduada em Licenciatura em Matemática (2008) e em Pedagogia (2020). Atualmente é Professora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e, ainda, Pesquisadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-03-13

Cómo citar

Melo, S. C. de, Netto, N. B., & Lima, C. B. de. (2024). Avanços da análise de conteúdo nas pesquisas em educação. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO12