Relações, métodos, palavras

a pesquisa narrativa (auto)biográfica por Maria Helena Abrahão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS11

Resumo

O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir as contribuições de Maria Helena Menna Barreto Abrahão, professora e pesquisadora, para a investigação narrativa (auto)biográfica e para o campo de estudos da formação docente. Valemo-nos, para tanto, da mesma premissa defendida por Maria Helena em toda a sua trajetória: colocamos a vida no centro do processo e tomamos como objeto de estudo e reflexão sua própria narrativa (auto)biográfica. Para análise, apresentamos excertos da narrativa da pesquisadora, produzida no contexto de uma entrevista narrativa, enfatizando as articulações entre a formação de professoras e o paradigma (auto)biográfico de produção do conhecimento sobre educação. Dentre diferentes aspectos apresentados na narrativa, destacamos três dimensões. Na primeira, as relações, entendemos que a pesquisa e seu campo só existem no espaço da interlocução. Na segunda, os métodos, compreendemos as diferenças entre paradigmas pautados pelo recorte da realidade e o paradigma aqui discutido que está aberto ao inédito do momento da pesquisa. Na terceira, as palavras, observamos como termos consolidados no campo investigativo vão se modificando como resultado de uma interação humana. O estudo também reconhece a contribuição da pesquisadora para o fortalecimento das bases teóricas das pesquisas (auto)biográficas. O trabalho investigativo de vanguarda dessa mulher brasileira abriu caminhos para um movimento de pesquisa que tem contribuído significativamente para a formação e valorização docente no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Haddad Ferreira, Pontifícia Universidade Católica da Campinas - PUCC

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2014), realizou pós-doutorado em Psicologia Educacional na Universidade Federal de Uberlândia (UFU - 2018), com investigação no campo da Psicologia e Arte. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2004), É lider do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - Hinas (PPGE/UNIMEP) e é membro do grupo de estudos e pesquisa em Educação Continuada – Gepec (FE/UNICAMP). Desenvolve pesquisas e trabalha com didática e formação de professores, especialmente nas aproximações entre Educação, Psicologia e Arte, com ênfase em pesquisa narrativa, ênfase em teoria Histórico-Cultural e ênfase em educação e experiência estética.

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B. Memória, narrativas e pesquisa (auto)biográfica. Revista História da Educação. Porto Alegre, v.7, n.14, p.79–95, jul./dez. 2003.

ABRAHÃO, M. H. M. B. (org.) A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. 1ªed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

ABRAHÃO, M. H. M. B. Pesquisa (auto)biográfica em rede. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012.

ABRAHÃO, M. H. M. B. Entrevista narrativa ao grupo de Pesquisa Hinas. [s.l.], [n.p.], 2023a.

ABRAHÃO, M. H. M. B. Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente. Linhas Críticas. Brasília, v.29, p.1-21, 2023b.

ABRAHÃO, M. H. M. B.; CUNHA, M. I.; et al (Org.) Trajetórias de ensinar e aprender: sujeitos, currículo e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

ABRAHÃO, M. H. M. B.; CUNHA, J. L.; BÔAS, L. V. (org.) Pesquisa (auto)biográfica: diálogos espistêmico-metodológicos. 1ªed. Curitiba: CRV, 2018.

ANDRÉ, M. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, [S. l.], v.33, n.3, 2010.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro&João Editores, 2010.

CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, v.39, n.3, p.609–626, 2013.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set./dez. 2012.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n.40, p.145-154, 2013.

FREITAS, V. L. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. Experiência e construção de si: contribuições da pesquisa (auto)biográfica para a formação de professores. Cadernos de Educação. Pelotas, v.57, p.45-58, 2017.

LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em Educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.31, n.1, p.17-44, 2015.

PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. [S. l.], v.27, n.1, 2011.

PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa. [S. l.], v.2, n.1, p.6-26, 2017.

PASSOS, L. F. (org.). Narrativas, pesquisa e formação de professores: dimensões epistemológicas, metodológicas e práticas. Curitiba: CRV, 2018.

PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. A. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Alínea, 2007.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Ferreira, L. H., Soares, N. de P., & Aguiar, T. B. de. (2024). Relações, métodos, palavras: a pesquisa narrativa (auto)biográfica por Maria Helena Abrahão. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS11