Relações, métodos, palavras
a pesquisa narrativa (auto)biográfica por Maria Helena Abrahão
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS11Resumo
O estudo aqui apresentado tem como objetivo discutir as contribuições de Maria Helena Menna Barreto Abrahão, professora e pesquisadora, para a investigação narrativa (auto)biográfica e para o campo de estudos da formação docente. Valemo-nos, para tanto, da mesma premissa defendida por Maria Helena em toda a sua trajetória: colocamos a vida no centro do processo e tomamos como objeto de estudo e reflexão sua própria narrativa (auto)biográfica. Para análise, apresentamos excertos da narrativa da pesquisadora, produzida no contexto de uma entrevista narrativa, enfatizando as articulações entre a formação de professoras e o paradigma (auto)biográfico de produção do conhecimento sobre educação. Dentre diferentes aspectos apresentados na narrativa, destacamos três dimensões. Na primeira, as relações, entendemos que a pesquisa e seu campo só existem no espaço da interlocução. Na segunda, os métodos, compreendemos as diferenças entre paradigmas pautados pelo recorte da realidade e o paradigma aqui discutido que está aberto ao inédito do momento da pesquisa. Na terceira, as palavras, observamos como termos consolidados no campo investigativo vão se modificando como resultado de uma interação humana. O estudo também reconhece a contribuição da pesquisadora para o fortalecimento das bases teóricas das pesquisas (auto)biográficas. O trabalho investigativo de vanguarda dessa mulher brasileira abriu caminhos para um movimento de pesquisa que tem contribuído significativamente para a formação e valorização docente no país.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, M. H. M. B. Memória, narrativas e pesquisa (auto)biográfica. Revista História da Educação. Porto Alegre, v.7, n.14, p.79–95, jul./dez. 2003.
ABRAHÃO, M. H. M. B. (org.) A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. 1ªed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
ABRAHÃO, M. H. M. B. Pesquisa (auto)biográfica em rede. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012.
ABRAHÃO, M. H. M. B. Entrevista narrativa ao grupo de Pesquisa Hinas. [s.l.], [n.p.], 2023a.
ABRAHÃO, M. H. M. B. Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente. Linhas Críticas. Brasília, v.29, p.1-21, 2023b.
ABRAHÃO, M. H. M. B.; CUNHA, M. I.; et al (Org.) Trajetórias de ensinar e aprender: sujeitos, currículo e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
ABRAHÃO, M. H. M. B.; CUNHA, J. L.; BÔAS, L. V. (org.) Pesquisa (auto)biográfica: diálogos espistêmico-metodológicos. 1ªed. Curitiba: CRV, 2018.
ANDRÉ, M. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, [S. l.], v.33, n.3, 2010.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro&João Editores, 2010.
CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, v.39, n.3, p.609–626, 2013.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set./dez. 2012.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n.40, p.145-154, 2013.
FREITAS, V. L. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. Experiência e construção de si: contribuições da pesquisa (auto)biográfica para a formação de professores. Cadernos de Educação. Pelotas, v.57, p.45-58, 2017.
LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em Educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.31, n.1, p.17-44, 2015.
PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C.; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. [S. l.], v.27, n.1, 2011.
PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa. [S. l.], v.2, n.1, p.6-26, 2017.
PASSOS, L. F. (org.). Narrativas, pesquisa e formação de professores: dimensões epistemológicas, metodológicas e práticas. Curitiba: CRV, 2018.
PRADO, G. V. T.; SOLIGO, R. A. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Alínea, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.