Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS02

Resumo

A questão que orienta o estudo apresentado considera as contribuições de pesquisadoras brasileiras no campo da formação de professores para uma possível composição da teoria nesse campo.  O artigo focaliza as pesquisas e proposições de Menga Lüdke, precursora na defesa da prática de pesquisa no processo de formação docente para o desenvolvimento e profissionalização dos professores da educação básica. A metodologia do estudo, de abordagem qualitativa, recorre à perspectiva da história de vida, considerando dados biográficos e produção acadêmica de Lüdke, em que o currículo Lattes constituiu o ponto de partida e foi complementado por entrevista. As reflexões realizadas indicam o intenso envolvimento de Lüdke com a produção de referenciais relativos à socialização docente, valorizando a pesquisa realizada por professores da educação básica sobre suas práticas. A abrangência dos estudos de Lüdke sobre o professor e a pesquisa, no campo da formação de professores, ressaltam as investigações a respeito do cotidiano das escolas e o entendimento de que os professores contribuem para a compreensão da realidade concreta da prática pedagógica. A pesquisa, incorporada ao processo de formação e do trabalho do professor, eleva o estatuto de sua profissionalidade, ao assumir papel ativo frente aos problemas da educação.

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Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, UNINTER

outorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação, especialização em Alfabetização, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor do Centro Universitário Internacional UNINTER no Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias -PPGENT, Mestrado e Doutorado. Editora da Revista Intersaberes- UNINTER; Lider do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade. Bolsa Produtividade - 1D.

Maria Iolanda Fontana , Must University - Flórida/USA

Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1986), graduação em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014).Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas da Universidade Tuiuti do Paraná.

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(omitido por anonimato)

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Romanowski, J. P., & Fontana , M. I. (2024). Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS02