Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS02

Résumé

A questão que orienta o estudo apresentado considera as contribuições de pesquisadoras brasileiras no campo da formação de professores para uma possível composição da teoria nesse campo.  O artigo focaliza as pesquisas e proposições de Menga Lüdke, precursora na defesa da prática de pesquisa no processo de formação docente para o desenvolvimento e profissionalização dos professores da educação básica. A metodologia do estudo, de abordagem qualitativa, recorre à perspectiva da história de vida, considerando dados biográficos e produção acadêmica de Lüdke, em que o currículo Lattes constituiu o ponto de partida e foi complementado por entrevista. As reflexões realizadas indicam o intenso envolvimento de Lüdke com a produção de referenciais relativos à socialização docente, valorizando a pesquisa realizada por professores da educação básica sobre suas práticas. A abrangência dos estudos de Lüdke sobre o professor e a pesquisa, no campo da formação de professores, ressaltam as investigações a respeito do cotidiano das escolas e o entendimento de que os professores contribuem para a compreensão da realidade concreta da prática pedagógica. A pesquisa, incorporada ao processo de formação e do trabalho do professor, eleva o estatuto de sua profissionalidade, ao assumir papel ativo frente aos problemas da educação.

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Joana Paulin Romanowski, UNINTER

outorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação, especialização em Alfabetização, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor do Centro Universitário Internacional UNINTER no Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias -PPGENT, Mestrado e Doutorado. Editora da Revista Intersaberes- UNINTER; Lider do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade. Bolsa Produtividade - 1D.

Maria Iolanda Fontana , Must University - Flórida/USA

Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1986), graduação em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014).Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publiée

2024-03-13

Comment citer

Romanowski, J. P., & Fontana , M. I. (2024). Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS02