Experiência dos professores universitários durante a Pandemia da Covid-19

uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Ana Luiza Leite Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Roni Costa Ferreira Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO13

Resumo

A vida dos professores universitários foi significativamente impactada pela pandemia da Covid-19, o que resultou em alteração da satisfação e estresse desses profissionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar a produção científica, por meio de uma revisão sistemática, sobre o impacto da pandemia no bem-estar do professor universitário. Após a busca por artigos em bases de dados, critérios de exclusão foram aplicados e restaram 42 artigos científicos para análise. A maioria dos artigos científicos está escrito em inglês e advém dos Estados Unidos, assim como, possuem abordagem quantitativa. Os resultados demonstraram que houve mais, em número e intensidade, desafios e dificuldades observados do que benefícios e oportunidades. No que tange aos benefícios, novas oportunidades de colaboração em pesquisa, mais atenção à saúde, e desenvolvimento profissional do docente. A rede de apoio profissional e familiar foi citada como um benefício durante a pandemia, e quando não percebida, como uma dificuldade. No que tange aos desafios, professores precisaram reformular suas aulas, metodologias de ensino, adaptar-se às tecnologias e engajar os alunos, o que aumentou a carga de trabalho significativamente. Por fim, apresentam-se informações necessárias para que Instituições de Ensino Superior possam desenvolver políticas que ajudem os professores a enfrentarem esses desafios, em busca da manutenção ou melhoria da qualidade do ensino superior.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Leite, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Cursa Doutorado em Administração na ESAG/UDESC e pesquisa sobre equilíbrio trabalho-família, práticas flexíveis de trabalho, bem estar docente. Graduada em Administração pela ESAG/UDESC (2017.2) e em Ciências Contábeis na UFSC (202.2). Durante a graduação, participou como bolsista de apoio discente, bolsista de pesquisa e monitora de disciplina. Cursou Mestrado Profissional em Administração na ESAG/UDESC (2018.2-2020.1), todo o tempo como bolsista de pesquisa no grupo de pesquisa Dimensões e Processos Organizacionais - STRATEGOS. Especialista em Docência Profissional e Tecnológica pelo IFRJ.

Roni Costa Ferreira, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ/2017) e Especialista em Computação Aplicada à Educação (USP/2020). Analista de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/2009), possui ampla experiência profissional na área de TI e atualmente é Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde leciona no Curso Técnico de Informática para a Internet e nos Programas lato sensu de Pós-graduação em Práticas de Letramento, Docência para a Educação Profissional e Tecnológica e Informática Aplicada à Educação. Participa dos Grupos de Pesquisa Novas Abordagens em Tecnologia e Educação (N@meLab/CEFET-RJ) e Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (TEEaD/IFRJ), onde pesquisa as articulações entre Educação, Tecnologia e Trabalho, tendo como ênfase as seguintes linhas de investigação: Pensamento Computacional, STEM Education, Metodologias Ativas e Redes Colaborativas de Conhecimento.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Leite, A. L., & Ferreira, R. C. (2024). Experiência dos professores universitários durante a Pandemia da Covid-19: uma revisão sistemática da literatura. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO13