Mulher brasileira e pesquisadora marcante no campo da Formação de professores

Marli André e suas proposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS01

Resumo

A professora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André dedicou-se, por mais de 40 anos, a estudar a educação brasileira, principalmente a formação de professores, contribuindo para a constituição desta área em um campo autônomo de estudos, deixando registros em artigos científicos, capítulos de livros, entrevistas e palestras de extrema relevância. Diante de sua vasta contribuição, este artigo teve como objetivo elucidar as proposições de Marli André à formação de professores no Brasil. De abordagem qualitativa e bibliográfica, esta pesquisa analisou os escritos de única autoria da autora publicados entre os anos de 2009 e 2023, envolvendo 12 artigos científicos e 12 capítulos de livros. Por meio da leitura flutuante das obras selecionadas, emergiram as seguintes proposições: formação de professores como campo científico; formação do professor pesquisador; formação do professor formador; apoio ao professor iniciante; e a consolidação de políticas públicas de formação de professores. Concluímos que seus escritos estão alinhados às temáticas discutidas internacionalmente no campo da formação de professores e iluminam discussões que merecem continuidade e maior mobilização dos professores e pesquisadores, de modo a eternizar e concretizar as profícuas contribuições desta importante pesquisadora à formação de professores no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Buzzi Rausch, UNIVILLE e FURB

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras em julho/2014 a julho/2018 e coordenou o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq -  Nível 2 -  lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. É integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, especialmente a formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores.

Isabela Cristina Daeuble Girardi, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Sou formada em Pedagogia (2017) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e sou Mestre (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Atuei, durante a graduação (2013-2017), como Bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e Bolsista de Iniciação Científica pelo FUMDES/Art. 107. Atualmente, sou professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Blumenau e integro, desde 2017, o Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE" e a "Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes - RIPEFOR".

Andréia Roncáglio Geraldo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestra no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016) e mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2022). Atualmente é coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Blumenau e pesquisadora membro do GPFORPE - Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Rausch, R. B., Girardi, I. C. D., & Geraldo, A. R. (2024). Mulher brasileira e pesquisadora marcante no campo da Formação de professores: Marli André e suas proposições. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS01