Brazilian woman and outstanding researcher in the field of Teacher Training: Marli André and his propositions

Marli André e suas proposições

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS01

Abstract

Professor Marli Eliza Dalmazo Afonso de André has been dedicated for more than 40 years to studying Brazilian education, mainly the formation of teachers, contributing to the constitution of this area in an autonomous field of studies, leaving records in scientific articles, book chapters, interviews and lectures of extreme relevance. Given his vast contribution, this article aimed to elucidate Marli André’s proposals for the training of teachers in Brazil. From a qualitative and bibliographical approach, this research analyzed the author’s only writings published between 2009 and 2023, involving 12 scientific articles and 13 book chapters. Through the floating reading of the selected works, the following propositions emerged: training teachers as scientific fields; training of the research teacher; training of the training teacher; support for the novice teacher; and the consolidation of public teacher training policies. We conclude that their writings are aligned with the topics discussed internationally in the field of teacher training and illuminate discussions that deserve continuity and greater mobilization of teachers and researchers, in order to eternalize and realize the useful contributions of this important researcher to teacher training in Brazil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita Buzzi Rausch, UNIVILLE e FURB

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras em julho/2014 a julho/2018 e coordenou o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq -  Nível 2 -  lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. É integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, especialmente a formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores.

Isabela Cristina Daeuble Girardi, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Sou formada em Pedagogia (2017) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e sou Mestre (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Atuei, durante a graduação (2013-2017), como Bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e Bolsista de Iniciação Científica pelo FUMDES/Art. 107. Atualmente, sou professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Blumenau e integro, desde 2017, o Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE" e a "Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes - RIPEFOR".

Andréia Roncáglio Geraldo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestra no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016) e mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2022). Atualmente é coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Blumenau e pesquisadora membro do GPFORPE - Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas.

Published

2024-03-13

How to Cite

Rausch, R. B., Girardi, I. C. D., & Geraldo, A. R. (2024). Brazilian woman and outstanding researcher in the field of Teacher Training: Marli André and his propositions: Marli André e suas proposições. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS01