Mujer brasileña e investigadora destacada en el campo de la Formación de profesores: Marli André y sus propuestas

Marli André e suas proposições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS01

Resumen

La profesora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André se dedicó, por más de 40 años, a estudiar la educación brasileña, principalmente la formación de los profesores, contribuyendo para la constitución de esta área en un campo autónomo de estudios. Ella ha dejado registros en artículos científicos, capítulos de libros, entrevistas y conferencias de gran importancia. Delante de su amplia contribución, este artículo tuve como objetivo aclarar las proposiciones de Marli André para la formación de profesores en Brasil. De abordaje cualitativa y bibliográfica, esta investigación ha analizado los escritos de única autoría de la autora que fueron publicados entre los años de 2009 hasta 2023, y envolvió 12 artículos científicos y 12 capítulos de libros. A través de la lectura flotante de las obras seleccionadas, surgieron las siguientes propuestas: formar a los profesores como campos científicos; formación del profesor de investigación; formación del profesor de formación; apoyo para el profesor principiante; y la consolidación de políticas públicas de formación de profesores. Es posible concluir, que sus escritos están alineados con las temáticas que han sido discutidas internacionalmente en el campo de la formación de los profesores y aclaran discusiones que merecen continuidad y mayor movilización de los profesores e investigadores, de modo a eternizar y concretizar las proficuas contribuciones de esta important investigadora para la formación de los profesores en Brasil.

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Biografía del autor/a

Rita Buzzi Rausch, UNIVILLE e FURB

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras em julho/2014 a julho/2018 e coordenou o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq -  Nível 2 -  lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. É integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, especialmente a formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores.

Isabela Cristina Daeuble Girardi, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Sou formada em Pedagogia (2017) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e sou Mestre (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Atuei, durante a graduação (2013-2017), como Bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e Bolsista de Iniciação Científica pelo FUMDES/Art. 107. Atualmente, sou professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Blumenau e integro, desde 2017, o Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE" e a "Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes - RIPEFOR".

Andréia Roncáglio Geraldo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestra no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016) e mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2022). Atualmente é coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Blumenau e pesquisadora membro do GPFORPE - Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas.

Publicado

2024-03-13

Cómo citar

Rausch, R. B., Girardi, I. C. D., & Geraldo, A. R. (2024). Mujer brasileña e investigadora destacada en el campo de la Formación de profesores: Marli André y sus propuestas: Marli André e suas proposições. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS01