Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com tic na formação de professores para o Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO03

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que investigou a utilização de metodologias e estratégias ativas com uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino superior, com base em duas categorias de análise: contribuições para a prática docente e possibilidades vislumbradas com o uso das TIC. A abordagem utilizada envolveu estudo de caso no componente curricular Metodologias do Ensino Superior com TIC (MESTIC), desenvolvida no Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os resultados alcançados indicam que o componente curricular ampliou as experiências com práticas docentes, vinculada a utilização das TIC para a formação dos estudantes. Outro resultado foi a ampliação de possibilidades virtuais para o exercício da docência como forma de ressignificar metodologias e estratégias educacionais e a aquisição de recursos tecnológicos para desenvolvimento do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Augusto de Oliveira Cardoso, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Foi colaborador no Programa Residência Pedagógica - Subprojeto: Pedagogia (CAPES) pela mesma instituição. É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões (PPGE/UFAL) na linha de pesquisa em Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação, pelo Grupo Comunidades Virtuais, orientado pelo Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel. É Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), na Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões, na linha de Pesquisa "Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática", orientado pelo Prof. Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Cardoso, O. A. de O., & Mercado, L. P. L. (2024). Desenvolvimento de metodologias e estratégias ativas de ensino com tic na formação de professores para o Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO03