A escolaridade dos pais dos estudantes da educação de jovens e adultos em debate

Autores

  • Luís Carlos Ferreira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO04

Resumo

O propósito do texto é analisar a relação do nível de escolaridade dos pais dos estudantes matriculados na educação de jovens e adultos e as possíveis influências reveladas no processo de retorno às salas de aula da modalidade. A abordagem intergeracional e interdisciplinar dessa discussão, desperta interesse de entender se existe [ou não] relação entre a escolaridade dos pais com a situação dos estudantes, os quais, por razões diversas, deixaram de dar continuidade aos estudos na idade esperada, mas retornaram às salas de aula em busca de aprendizagem, formação e certificação escolar. A base teórica procede de Bourdieu (2003), DaMatta (2002), Castel (2010), Freire (1987) e Escóssia (2021) cujos processos de formação escolar e humana passam pela força do papel com a certificação e a apreensão dos conhecimentos como instrumentos de emancipação do indivíduo. A pesquisa qualitativa, do tipo participante, permitiu a interlocução feita in loco, com 33 (trinta e três) estudantes do ensino fundamental de uma escola pública, da EJA, no interior do estado do Ceará, em conversas gravadas em áudio, com base em três perguntas que pautaram a análise nas falas dos estudantes-respondentes. Diante dos achados no estudo, foi possível verificar a necessidade de superação das histórias familiares de insucesso escolar conduzidas a uma não repetição dessa trajetória intergeracional; a prospecção de um futuro possível mediante a certificação alcançada na conclusão da etapa escolar e, por fim, as chances de mobilidade social prometida com a certificação, convertida em melhores oportunidades profissionais associadas à transformação social.

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Biografia do Autor

Luís Carlos Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Possui Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ/PPFH-2017), com estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRJ-2021),Mestrado em Educação (UERJ/PROPED-2004) e Graduação em Pedagogia (UERJ/FEBF-1998). Professor Permanente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) e Professor Adjunto na Graduação, Coordenador de Projetos e Acompanhamento Curricular e ex-Coordenador do Curso de Pedagogia, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Observatório Vozes da EJA Brasil - África" com ênfase nas políticas públicas em educação, desigualdade/pobreza, exclusão e as manifestações culturais africanas e afro-brasileiras e formação de professores. Tem experiência na área de gestão educacional e escolar. Atualmente, estudos e pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos, com produções que discutem os países que integram a CPLP, especialmente, Moçambique, Guiné-Bissau e Angola; no Brasil, problematizamos a EJA na região nordeste, especialmente, a região do Maciço de Baturité, no estado do Ceará/BR.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Ferreira, L. C. (2024). A escolaridade dos pais dos estudantes da educação de jovens e adultos em debate. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO04