Iria Brzezinski
relações entre docência, militância e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS05Resumo
O presente artigo apresenta elementos da caminhada profissional da Profa. Dra. Iria Brzezinski, com o objetivo de revisitar a trajetória de vida e da obra da autora, enfatizando os aspectos biográficos como professora, pesquisadora e militante. A biografia da professora Iria Brzezinski é permeada pelo misto entre a carreira docente, a militância política em defesa da formação de professores e o contexto histórico vivenciado pela sociedade. Para o presente artigo, julgamos necessário escrever sobre a trajetória de vida e sobre as pesquisas da professora Iria Brzezinski, enfatizando três aspectos que se complementam: os eventos da vida da autora; a relação de sua história de vida com o contexto histórico em que iniciou suas pesquisas; e a relação entre suas pesquisas, sua militância política e a sua defesa pela formação dos profissionais da Educação. As pesquisas de Iria Brzezinski contribuíram de modo significativo para a área de formação de professores, tanto no debate para as diretrizes dos cursos de licenciatura, como nas reflexões sobre os conceitos de docência, de formação inicial, formação continuada, formação tecnocrata e, ainda, para as concepções de identidade do pedagogo e da Pedagogia. As contribuições da autora para a área educacional são inegáveis, Brzezinski formulou definições que contribuíram para a reformulação do curso de Pedagogia e, consequentemente, dos demais cursos de licenciatura, defendendo ideias e conceitos que marcaram a trajetória da Educação no Brasil.
Downloads
Referências
ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento final – VIII Encontro Nacional. Belo Horizonte, 1996. Disponível em:http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/8%C2%BA-Encontro-Documento-Final-1986.pdf. Acesso em: 10mar.2022.
ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação: resistências propositivas à BNC da formação inicial e continuada. [S. l.]: Anfope, 2021. Disponível em:http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2021/04/20%E2%81%B0-ENANFOPE-%E2%80%93-Documento-Final-2021.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015.Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Resolução No 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno, [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRZEZINSKI, Iria. A formação e a carreira de profissionais da educação na LDB. Campinas: Papirus, 1986.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. 3. ed. Campinas: Papirus, 1996.
BRZEZINSKI, Iria. Embates na definição das políticas de formação de professores para a atuação multidisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: respeito à cidadania ou disputa pelo poder? Educação e Sociedade, Campinas, ano XX, n. 68, p. 80-108, dez. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300005
BRZEZINSK, Iria. Fundamentos sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva e emancipadora: algumas aproximações. In: ALARCÃO, Isabel. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 65-82.
BRZEZINSKI, Iria. História de vida: como tornei-me pesquisadora. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 190-205, jan./ abr. 2006a.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimentos. 6. ed. Campinas: Papirus, 2006b.
BRZEZINSKI, Iria. Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 229-251, maio/ago. 2007.
BRZEZINSKI, Iria. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n.105, p. 1139-1166, set./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400010
LIMA, Maria Eliene; BRZEZINSKI, Iria; MENEZES JUNIOR, Antonio da Silva. Militarizar para educar? educar para a cidadania? Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-16, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.