Iria Brzezinski

relações entre docência, militância e pesquisa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS05

Abstract

O presente artigo apresenta elementos da caminhada profissional da Profa. Dra. Iria Brzezinski, com o objetivo de revisitar a trajetória de vida e da obra da autora, enfatizando os aspectos biográficos como professora, pesquisadora e militante. A biografia da professora Iria Brzezinski é permeada pelo misto entre a carreira docente, a militância política em defesa da formação de professores e o contexto histórico vivenciado pela sociedade. Para o presente artigo, julgamos necessário escrever sobre a trajetória de vida e sobre as pesquisas da professora Iria Brzezinski, enfatizando três aspectos que se complementam: os eventos da vida da autora; a relação de sua história de vida com o contexto histórico em que iniciou suas pesquisas; e a relação entre suas pesquisas, sua militância política e a sua defesa pela formação dos profissionais da Educação. As pesquisas de Iria Brzezinski contribuíram de modo significativo para a área de formação de professores, tanto no debate para as diretrizes dos cursos de licenciatura, como nas reflexões sobre os conceitos de docência, de formação inicial, formação continuada, formação tecnocrata e, ainda, para as concepções de identidade do pedagogo e da Pedagogia. As contribuições da autora para a área educacional são inegáveis, Brzezinski formulou definições que contribuíram para a reformulação do curso de Pedagogia e, consequentemente, dos demais cursos de licenciatura, defendendo ideias e conceitos que marcaram a trajetória da Educação no Brasil.

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Published

2024-03-13

How to Cite

Tozetto, S. S., & Volkman, E. (2024). Iria Brzezinski: relações entre docência, militância e pesquisa. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS05