Formação de professores e docência no ensino superior

contribuições de Maria Isabel Cunha

Autores

  • Simone Regina Manosso Cartaxo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS04

Resumo

Este artigo tem como objetivo relacionar elementos da biografia e da produção da pesquisadora Maria Isabel Cunha, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel com suas considerações sobre a formação de professores, a fim de levantar contribuições de sua trajetória intelectual e profissional para a formação de professores e de professoras. Parte-se da realização de entrevista com a pesquisadora e pesquisa bibliográfica (SALVADOR, 1978; BARDIN, 1977; LIMA; MIOTO, 2007) sobre sua produção intelectual. Da entrevista e da análise emergem temas principais para o campo da formação de professores: a humanização; o ensino; os saberes da prática; a profissionalização. A síntese final integra o aspecto da intelectualidade na trajetória da pesquisadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Cartaxo, S. R. M. (2024). Formação de professores e docência no ensino superior: contribuições de Maria Isabel Cunha. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS04