A inclusão perversa

Ensino Superior, pandemia e desigualdade socioeconômica no Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO06

Resumo

A crise sanitária e humanitária causada pela pandemia de COVID-19 no Amazonas teve impactos significativos em diversos setores da atividade humana, incluindo o campo educacional. Neste estudo, foi realizada uma análise sobre como a desigualdade socioeconômica, os desafios geográficos e as deficiências nas políticas públicas de acesso e permanência afetaram os jovens universitários no interior do estado durante o período pandêmico. O estudo contou com a participação de 143 universitários, com idades entre 18 e 44 anos (média de 23,5; desvio padrão de 5,1), sendo 58,7% mulheres cisgênero e 40,5% homens cisgênero. Em relação à raça, 67,1% se autodeclararam pardos e 19% indígenas. Os resultados evidenciaram as dificuldades decorrentes das condições geográficas, socioeconômicas e psicossociais enfrentadas pelos estudantes durante a pandemia. Essas dificuldades revelam mecanismos sutis presentes na dinâmica de inclusão/exclusão, desencadeando sentimentos de ansiedade, depressão e desafios para lidar simultaneamente com os efeitos da pandemia e o ensino remoto. Conclui-se, portanto, que é fundamental estar atento às armadilhas da exclusão, a fim de evitar uma inclusão perversa e a perpetuação do status quo de opressão, invisibilidade, reprodução e agravamento das desigualdades sociais no Amazonas. É necessário empreender esforços contínuos para a constituição de uma educação na região amazônica promotora de justiça social.

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Biografia do Autor

Fábio Gomes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), mestre em Educação (2012), habilitado em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (2008) e graduado em Pedagogia (2007) pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Didática do Ensino Superior (2014) pela Universidade Nilton Lins. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos - PPGSP/UEA. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente em pesquisas e orientações nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, sentido e significado (significações), dimensão subjetiva dos fenômenos sociais, família, direitos humanos, diversidade étnico-racial e educação escolar, segurança cidadã, preconceito e violências em instituições de ensino, processos psicossociais e éticos da desigualdade social, educação e processos de desenvolvimento humano. É líder do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social - LEPTS/UEA, vinculado ao CNPq.

Marck Torres, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa em Contextos Clínicos e Avaliativos certificado pela Universidade Federal do Amazonas no CNPq. Tem experiência nas áreas de: vitimização de violência sexual, trauma, avaliação psicológica, intervenção e avaliação em psicologia clínica e psicopatologia, adaptação cultural de instrumentos psicológicos. Representante Regional da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) na Região Norte - Gestão 2022-2023. Com artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de interesses.

Valter Luciano Villar, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduado em Letras, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2001); Especialista em Análise e Produção de Textos, pelo curso de Letras da UFAM; Especialista em Ética, pelo Departamento de Filosofia da UFAM; Mestre em Literatura e Cultura Brasileira, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008); Doutor em Literatura e Cultura Brasileira pela UFPB (2012); possui experiência polivalente no ensino superior federal, na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente no seguinte tema: Literatura Brasileira, Cultura Brasileira, Literatura Amazônica, Árabe, História e Memória Cultural, bem como manifestações culturais da Tríplice Fronteira, como poesia, prosa, teatro, onças, festivais, músicas, entre outras manifestações culturais locais. Pioneiro na Educação de Jovens e Adultos, tendo ministrado disciplinas no Ensino Básico e Superior. Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social - LEPTS/CESTB-UEA. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas - CESTB/UEA.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Gomes, F. A., de Souza Torres, M., & Gonçalves Villar, V. L. (2024). A inclusão perversa: Ensino Superior, pandemia e desigualdade socioeconômica no Amazonas. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO06