The perverted inclusion
Higher education, pandemic, and socioeconomic inequality in Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO06Abstract
The sanitary and humanitarian crisis caused by the COVID-19 pandemic in Amazonas had significant impacts on various sectors of human activity, including education. This study analyzed how socioeconomic inequality, geographical challenges, and deficiencies in public policies regarding access and retention affected young university students in the state’s interior during the pandemic. The study involved 143 university students aged between 18 and 44 years (mean of 23.5; standard deviation of 5.1), with 58.7% cisgender women and 40.5% cisgender men. Regarding race, 67.1% self-identified as mixed-race (brown), and 19% as indigenous. The results highlighted the difficulties arising from the geographical, socioeconomic, and psychosocial conditions faced by students during the pandemic. These challenges reveal subtle mechanisms in the dynamics of inclusion/exclusion, triggering feelings of anxiety, depression, and challenges in dealing simultaneously with the effects of the pandemic and remote learning. Therefore, it is concluded that it is essential to be attentive to the pitfalls of exclusion to avoid perverse inclusion and perpetuating of the status quo of oppression, invisibility, reproduction, and exacerbation of social inequalities in Amazonas. Continuous efforts are necessary to establish education in the Amazon region that promotes social justice.
Downloads
References
ALMEIDA, V. F. D. et al. Caminhos da população ribeirinha no acesso à urgência e à emergência: desafios e potencialidades. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 26, p. e210769, 2022.
ALVES, R. C.; PEREIRA, H. dos S. O panorama do saneamento básico no Amazonas. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 16., 2022, Itacoatiara. Anais [...] Itacoatiara: O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET); Universidade Federal do Amazonas (UFAM), 2022.
APPENZELLER, S. et al. Novos Tempos, novos desafios: es¬tratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 44, p. e155, 2020.
BBC NEWS BRASIL. Crimes na Amazônia: região sofre com prostituição infantil, tráfico de drogas, pessoas e madeira. BBC BRASIL, São Paulo, 17 junho 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61835504. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 103, p. 32, 1 jun. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 set. 2021.
CARNEIRO, R. D.; SILVA, L. O. O desmatamento na Amazônia: impactos ambientais e programas de prevenção. Revista FIMCA, Porto Velho, v. 9, n. 1, p. 1-3, 2022.
CHAVES, L. Amazonas consolida vice-liderança em desmatamento com avanço na BR-319 e fronteira com estados mais devastados. InfoAmazonia, São Paulo, 2022. Disponível em: https://infoamazonia.org/2022/12/05/amazonas-consolida-vice-lideranca-em-desmatamento-com-avanco-na-br-319-e-fronteira-com-estados-mais-devastados. Acesso em: 15 jul. 2023.
DINIZ, M. B. Contribuições ao estudo da desigualdade de renda entre os estados brasileiros. 2005. 193 f. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
FONTES, V. M. G. M. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV): Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2010.
GARNELO, L.; SOUSA, A. B. L.; SILVA, C. O. Regionalização em Saúde no Amazonas: avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, p. 1225-1234, 2017.
GONÇALVES, K. S.; CASTRO, H. A.; HACON, S. S. As queimadas na região amazônica e o adoecimento respiratório. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 6, p. 1523-1532, 2012.
GONÇALVES, R. M.; DOMINGOS, I. M. População ribeirinha no Amazonas e a desigualdade no acesso à saúde. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito, São Leopoldo, v. 11, n. 1, p. 99-108, 2019.
GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. e238957, 2020.
HENRIQUES, R. (org.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2000.
IBERDROLA. O desmatamento dispara todos os alarmes na Amazônia. Como podemos pará-lo? Iberdrola, Bilbao, 2021. Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/desmatamento-amazonas. Acesso em: 15 jul. 2023.
INCHAUSTI, F. et al. Psychological intervention and COVID-19: what we know so far and what we can do. Journal of Contemporary Psychotherapy, New York, v. 50, n. 4, p. 243-250, 2020.
INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES (IJSN). Governo do Estado do Espírito Santo. Secretaria de Economia e Planejamento. Análise Especial: pobreza e miséria nos estados brasileiros 2022. Espírito Santo, 2023. Disponível em: https://ijsn.es.gov.br/Media/IJSN/PublicacoesAnexos/sumarios/IJSN_Especial_Pobreza_Estados_Brasileiros_2022.pdf. Acesso em: 21 jun. 2023.
INSTITUTO TRATA BRASIL; GO ASSOCIADOS. Ranking do Saneamento 2023. 15 ed. São Paulo: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 2023.
LACERDA, L. Tráfico de drogas avança na Amazônia e impulsiona violência e desmatamento. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/07/trafico-de-drogas-avanca-na-amazonia-e-impulsiona-violencia-e-desmatamento.shtml. Acesso em: 15 jul. 2023.
LEMOS, A. L. F.; SILVA, J. D. A. Desmatamento na Amazônia legal: evolução, causas, monitoramento e possibilidades de mitigação através do Fundo Amazônia. Floresta e Ambiente, Seropédica, v. 18, n. 1, p. 98-108, 2011.
LIMA, N. T.; BUSS, P. M.; PAES-SOUSA, R. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cadernos de Saúde Pública, Curitiba, v. 36, n. 7, p. e00177020, 2020.
MACHADO, L. Facções controlam tráfico e financiam crimes ambientais na Amazônia, diz pesquisador. BBC BRASIL, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cje53pd1337o. Acesso em: 15 jul. 2023.
MASSIMO, L. Como se explica o neoliberalismo no Brasil? Uma análise crítica dos artigos publicados na Revista Dados. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 21, n. 47, p. 133-153, 2013.
NEGRÃO, F. C. et al. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. e22015, 2022.
PINHEIRO, K. Portal Amazônia responde: como funcionam os processos de enchente e vazante dos rios? Portal Amazônia, Manaus, 2023. Disponível em: https://portalamazonia.com/amazonia/portal-amazonia-responde-como-funcionam-os-processos-de-enchente-e-vazante-dos-rios. Acesso em: 15 jul. 2023.
SALDANHA, L. C. D. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista educação e cultura contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 124-144, 2020.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coim¬bra: Almedina, 2020.
SATO, F. Amazonas, um estado afogado pelas enchentes e sufocado pelo descaso. Jornalistas Livres, São Paulo, 2021. Disponível em: https://jornalistaslivres.org/amazonas-um-estado-afogado-pelas-enchentes-e-sufocado-pelo-descaso. Acesso em: 15 jul. 2023
SAWAIA, B. (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SOUZA, A. R. S. V.; MELO, R. L.; ARAÚJO, B. R. O de. Raça, gênero e classe uma revisão integrativa sobre os impactos dos determinantes sociais da saúde na infecção por COVID-19. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - ALAGOAS, Maceió, v. 7, n. 2, p. 99-113, 2022.
SOUZA, J. C. R. de, ALMEIDA, R. A. de. Vazante e enchente na Amazônia brasileira: impactos ambientais, sociais e econômicos. In: SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 6., SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 2., 2010, Coimbra. Anais [...] Coimbra: Universidade de Coimbra, 2010.
TORRES, M. S. et al. Ações de intervenção psicológica durante a Covid-19 no Amazonas: articulações, desenvolvimento e desafios. In: SILVA, J. A. et al. (org.). Impactos da Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental. 1 ed. Ribeirão Preto: Escrita Livros, 2021. p. 143-161.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.