The perverted inclusion

Higher education, pandemic, and socioeconomic inequality in Amazonas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO06

Abstract

The sanitary and humanitarian crisis caused by the COVID-19 pandemic in Amazonas had significant impacts on various sectors of human activity, including education. This study analyzed how socioeconomic inequality, geographical challenges, and deficiencies in public policies regarding access and retention affected young university students in the state’s interior during the pandemic. The study involved 143 university students aged between 18 and 44 years (mean of 23.5; standard deviation of 5.1), with 58.7% cisgender women and 40.5% cisgender men. Regarding race, 67.1% self-identified as mixed-race (brown), and 19% as indigenous. The results highlighted the difficulties arising from the geographical, socioeconomic, and psychosocial conditions faced by students during the pandemic. These challenges reveal subtle mechanisms in the dynamics of inclusion/exclusion, triggering feelings of anxiety, depression, and challenges in dealing simultaneously with the effects of the pandemic and remote learning. Therefore, it is concluded that it is essential to be attentive to the pitfalls of exclusion to avoid perverse inclusion and perpetuating of the status quo of oppression, invisibility, reproduction, and exacerbation of social inequalities in Amazonas. Continuous efforts are necessary to establish education in the Amazon region that promotes social justice.

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Author Biographies

Fábio Alves Gomes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), mestre em Educação (2012), habilitado em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (2008) e graduado em Pedagogia (2007) pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Didática do Ensino Superior (2014) pela Universidade Nilton Lins. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos - PPGSP/UEA. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente em pesquisas e orientações nos seguintes temas: psicologia sócio-histórica, sentido e significado (significações), dimensão subjetiva dos fenômenos sociais, família, direitos humanos, diversidade étnico-racial e educação escolar, segurança cidadã, preconceito e violências em instituições de ensino, processos psicossociais e éticos da desigualdade social, educação e processos de desenvolvimento humano. É líder do Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social - LEPTS/UEA, vinculado ao CNPq.

Marck de Souza Torres, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa em Contextos Clínicos e Avaliativos certificado pela Universidade Federal do Amazonas no CNPq. Tem experiência nas áreas de: vitimização de violência sexual, trauma, avaliação psicológica, intervenção e avaliação em psicologia clínica e psicopatologia, adaptação cultural de instrumentos psicológicos. Representante Regional da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) na Região Norte - Gestão 2022-2023. Com artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de interesses.

Valter Luciano Gonçalves Villar, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduado em Letras, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2001); Especialista em Análise e Produção de Textos, pelo curso de Letras da UFAM; Especialista em Ética, pelo Departamento de Filosofia da UFAM; Mestre em Literatura e Cultura Brasileira, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008); Doutor em Literatura e Cultura Brasileira pela UFPB (2012); possui experiência polivalente no ensino superior federal, na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente no seguinte tema: Literatura Brasileira, Cultura Brasileira, Literatura Amazônica, Árabe, História e Memória Cultural, bem como manifestações culturais da Tríplice Fronteira, como poesia, prosa, teatro, onças, festivais, músicas, entre outras manifestações culturais locais. Pioneiro na Educação de Jovens e Adultos, tendo ministrado disciplinas no Ensino Básico e Superior. Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Educação, Psicologia e Teoria Social - LEPTS/CESTB-UEA. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas - CESTB/UEA.

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Published

2024-03-13

How to Cite

Gomes, F. A., de Souza Torres, M., & Gonçalves Villar, V. L. (2024). The perverted inclusion: Higher education, pandemic, and socioeconomic inequality in Amazonas. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO06