Trajetórias cruzadas de vida, profissão e militância
o legado de Vera Lúcia Bazzo na Educação e na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS07Resumo
A formação de professores no Brasil historicamente tem sido perpassada por projetos de sociedade em disputa. Essa contenda propõe a formação de professores de acordo com seus princípios, ou seja, por um lado, um projeto pragmático voltado à preparação de mão de obra para o trabalho e, de outro, um projeto que busca o desenvolvimento omnilateral do ser humano, pautado em uma formação pelo trabalho como construtor e produtor da própria existência. Os pressupostos ideológicos e epistemológicos que sustentam a formação docente se alternam, por vezes, configurando contradições epistêmicas e ideológicas; por outras, convergindo em consensos e negociações. Nesse artigo, entrevistamos a Professora Doutora Vera Bazzo, expoente da educação brasileira e atuante na luta por um projeto de sociedade que defende uma educação pública, laica e de qualidade social para todos e todas. Em sua fala potente, sua militância e veia de luta por uma sociedade democrática e uma educação para todos e todas perpassam sua história de vida pessoal, acadêmica e profissional, sendo a tônica de suas ações, politizações e reações aos momentos vividos e impostos em períodos de maior, menor ou total ausência de liberdade democrática. Nesse sentido, a constituição de sua trajetória profissional é enlaçada por uma curiosidade epistêmica constante e um senso de justiça social aguçado.
Downloads
Referências
AGAPITO, Juliano; HOBOLD, Márcia de Souza; SIMIONATO, Margareth Fadanelli. Entrevista inédita com Vera Lúcia Bazzo. Concedida em 09 de dezembro de 2021.
BAZZO, Vera Lúcia. Constituição da profissionalidade docente na educação superior: desafios e possibilidades. 2007. 269 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10862. Acesso em: dez./2021.
BAZZO, Vera. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Memorial de atividades acadêmicas (MMA): retratos de uma trajetória acadêmico-política. Florianópolis: UFSC, 2017.
SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera Lúcia. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura no Brasil: da regulamentação aos projetos institucionais. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 15-36, jan./jun. 2013.
SCHEIBE, L; BAZZO, VERA L . Formação de professores da Educação Básica no Ensino Superior: diretrizes curriculares PÓS 1996. Revista Interdisciplinar da Educação Superior. Campinas, SP v.2 n.2 p.241-256 maio/ago. 2016
SEVERINO, Antonio Joaquim. pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio. MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SOUZA, Eliton Felipe de. Memórias da Operação Barriga Verde: a caça aos comunistas em Santa Catarina. Perseu, nº 11, ano 7, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.