Trajetórias cruzadas de vida, profissão e militância

o legado de Vera Lúcia Bazzo na Educação e na Formação de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS07

Resumo

A formação de professores no Brasil historicamente tem sido perpassada por projetos de sociedade em disputa. Essa contenda propõe a formação de professores de acordo com seus princípios, ou seja, por um lado, um projeto pragmático voltado à preparação de mão de obra para o trabalho e, de outro, um projeto que busca o desenvolvimento omnilateral do ser humano, pautado em uma formação pelo trabalho como construtor e produtor da própria existência. Os pressupostos ideológicos e epistemológicos que sustentam a formação docente se alternam, por vezes, configurando contradições epistêmicas e ideológicas; por outras, convergindo em consensos e negociações. Nesse artigo, entrevistamos a Professora Doutora Vera Bazzo, expoente da educação brasileira e atuante na luta por um projeto de sociedade que defende uma educação pública, laica e de qualidade social para todos e todas. Em sua fala potente, sua militância e veia de luta por uma sociedade democrática e uma educação para todos e todas perpassam sua história de vida pessoal, acadêmica e profissional, sendo a tônica de suas ações, politizações e reações aos momentos vividos e impostos em períodos de maior, menor ou total ausência de liberdade democrática. Nesse sentido, a constituição de sua trajetória profissional é enlaçada por uma curiosidade epistêmica constante e um senso de justiça social aguçado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Fadanelli Simionato, Universidade LaSalle (UNILASSALE)

Doutorado em Educação (UFRGS) com estágio pós doutoral pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa o campo de formação de professores, trabalho e educação, Integra os grupos de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE- UFSC); Trabalho, Movimentos Sociais e Educação- (TRAMSE-UFRGS) e Observatório do Ensino Médio – (UERGS). Professora convidada na Universidade La Salle.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Centro de Ciências da Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Doutora em Educação, com Estágio Pós-Doutoral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional, da ANFOPE, da Redestrado e da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR.

Referências

AGAPITO, Juliano; HOBOLD, Márcia de Souza; SIMIONATO, Margareth Fadanelli. Entrevista inédita com Vera Lúcia Bazzo. Concedida em 09 de dezembro de 2021.

BAZZO, Vera Lúcia. Constituição da profissionalidade docente na educação superior: desafios e possibilidades. 2007. 269 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10862. Acesso em: dez./2021.

BAZZO, Vera. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Memorial de atividades acadêmicas (MMA): retratos de uma trajetória acadêmico-política. Florianópolis: UFSC, 2017.

SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera Lúcia. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura no Brasil: da regulamentação aos projetos institucionais. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 15-36, jan./jun. 2013.

SCHEIBE, L; BAZZO, VERA L . Formação de professores da Educação Básica no Ensino Superior: diretrizes curriculares PÓS 1996. Revista Interdisciplinar da Educação Superior. Campinas, SP v.2 n.2 p.241-256 maio/ago. 2016

SEVERINO, Antonio Joaquim. pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio. MACHADO, Ana Maria Netto (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SOUZA, Eliton Felipe de. Memórias da Operação Barriga Verde: a caça aos comunistas em Santa Catarina. Perseu, nº 11, ano 7, 2016.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Agapito, J., Simionato, M. F., & Hobold, M. de S. (2024). Trajetórias cruzadas de vida, profissão e militância: o legado de Vera Lúcia Bazzo na Educação e na Formação de Professores. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS07