Acacia Zeneida Kuenzer

referência feminina na formação docente e na Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS09

Resumo

Este artigo é sobre a obra de Acacia Zeneida Kuenzer, importante referência feminina para pensar a formação de professores, especialmente a da Educação Profissional.  Através da análise de artigos e de entrevista realizada com a autora, pode-se inferir que desde a década de 1980, a autora defende uma formação docente que se dê em um espaço universitário, tendo em vista a articulação dos conhecimentos sobre o mundo do trabalho e aos científico-tecnológicos de todas as áreas de conhecimento, através de práticas integradas e integradoras entre ciência, cultura e trabalho, dentro dos eixos contextual, institucional, pedagógico, práxico, ético, e investigativo. Também é possível perceber em sua obra, o posicionamento da formação docente na relação com o trabalho e com a educação, demonstrando que a precarização do trabalho e da formação docente servem ao que chama de inclusão excludente, uma vez que fazem ingressar no sistema educacional os trabalhadores e seus filhos sem dotá-los de efetivas condições de análise e transformação social, em um movimento que vem se aprofundando de redução dos conhecimentos teóricos em benefício dos conhecimentos instrumentais e pragmáticos. Kuenzer aponta como a educação acaba por servir a manutenção e aprofundamento das relações de exploração capitalista, tornando ainda mais necessário ao papel do professor refletir e fazer refletir as condições que permeiam o mundo do trabalho, amparado em sólido ferramental teórico que permita a ação em direção a uma sociedade mais justa.  A vida e obra acadêmica da autora são exemplos de militância em prol desses objetivos.

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Biografia do Autor

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Professora do Instituto Federal do Paraná

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Urbanetz, S. T., & Barreiro, C. (2024). Acacia Zeneida Kuenzer: referência feminina na formação docente e na Educação Profissional. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS09