Contribuições de Bernardete Angelina Gatti à pesquisa sobre formação de professores no Brasil

Autores

  • Luciane Maria Schlindwein Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maria Luiza de Souza e Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Daniela Fonseca Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS03

Resumo

Este artigo apresenta a professora e pesquisadora Bernardete Angelina Gatti, com o intuito de discutir suas contribuições no campo da pesquisa educacional brasileira, sobretudo no campo da formação de professores, da avaliação e da metodologia científica. Para elaboração deste texto realizamos uma pesquisa sobre a produção bibliográfica de Bernardete, analisando seu currículo lattes e outras plataformas, tais como Scielo, Google Scholar, Portal da Anped. Pautamos nosso estudo na leitura de textos produzidos sobre ela e, ainda, sobre as lives proferidas por ela ao longo da pandemia do Covid-19. Além disto, fizemos um convite à Bernardete para que ela indicasse publicações, sobretudo livros, que pudessem colaborar com nosso exercício de reflexão sobre a produção científica desta pesquisadora preocupada e comprometida com a formação de professores no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GARCIA, Walter, E.. Bernadete Gatti: Educadora e Pesquisadora. Editora Autêntica. Porto Alegre, 2016.

GATTI, B. A. Live disponível in: https://www.youtube.com/watch?v=_36YaOquKeQ, 2021

GATTI, B. A. Live disponível in:https://www.youtube.com/watch?v=cQHFhpf2gqw&t=7386s, 2021.

GATTI, B. A. Live disponível in:Importância da Pesquisa em Educação para a Prática Pedagógica – Contexto pandemia

GATTI, B. A.. A construção da Pesquisa em Educação no Brasil. 1ª. ed. Brasília, DF: Plano Editora, 2002. v. 1. 87p .

GATTI, B. A.. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 1ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. 135p .

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. . Professores do Brasil: impasses e desafios. 1. ed. Brasília: Editora da UNESCO, 2009.

GATTI, B. A.; SILVA JUNIOR, C. A. (Org.) ; MIZUKAMI, Maria da Graça N (Org.) ; PAGOTTO, M. D. S. (Org.) ; SPAZZIANI, M. L. (Org.) . Por uma revolução no campo da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2015. v. 1. 264p .

GATTI, Bernardete A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. In: RBPAE v. 28, n. 1, p. 13 34, jan/abr. 2012

GATTI, Bernardete A. NOTAS DE LEITURA. In: Rev. Bras. Educ. (24) • Dez 2003).

GATTI, Bernardete A., GUIMARÃES, L. V. S. et PUIG, D. F. Uma cartografia na formação de professores para a educação básica: práticas e soluções inovadoras em propostas curriculares. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, 2022.

GATTI, B. A. Potenciais riscos aos participantes. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019.

OSHIMA Flávia Yuri, Revista época, 2018

PIERRO, B. Entrevista à Bernardete Gatti. Revista de PESQUISA FAPESP n. 267, p. 25 a 29, maio/2018.

SCHLINDWEIN, Luciane, M.. Relatório de Pesquisa. p. 18, 19, 2018

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VIGOTSKI, L. S.. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Schlindwein, L. M., de Souza e Souza, M. L., & Gonçalves, D. F. (2024). Contribuições de Bernardete Angelina Gatti à pesquisa sobre formação de professores no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS03