Formação continuada de professores enquanto lócus para avaliação de produto educacional
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO08Resumo
O presente trabalho parte da premissa de que os professores que atuam na Educação Básica podem desempenhar o papel de receptores e avaliadores dos produtos educacionais (PEs) em fase de desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar um PE com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CSTA) por professores de Química em formação continuada. Trata-se de uma sequência didática (SD), sobre o objeto de conhecimento tabela periódica, elaborada considerando os parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA. A etapa de avaliação desse PE, realizada no contexto de um curso de formação continuada, contou com a participação de sete professoras da rede estadual de ensino do Paraná. Utilizando questionários como instrumento de coleta de dados, realizaram-se 13 questões agrupadas em três categorias, que se relacionam com o uso da abordagem CTSA e percepções quanto à presença de parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA na SD. Ficou evidente, a partir das respostas das professoras, que, ao explorar o artefato tecnológico smartphone, utilizando a abordagem CTSA, o ensino do objeto de conhecimento tabela periódica poderá ser melhor compreendido e valorizado pelos estudantes da Educação Básica. Quanto à presença dos parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA, as participantes pontuaram que os recursos e as ferramentas apresentados na SD contribuem para alcançar os objetivos elencados para cada uma das unidades propostas. Ao final da pesquisa, destacamos a importância de considerar os professores da Educação Básica para além de potenciais usuários dos PEs, incluindo-os como agentes ativos nas etapas de implementação e avaliação de PEs.
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