Formação continuada de professores enquanto lócus para avaliação de produto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO08

Resumo

O presente trabalho parte da premissa de que os professores que atuam na Educação Básica podem desempenhar o papel de receptores e avaliadores dos produtos educacionais (PEs) em fase de desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar um PE com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CSTA) por professores de Química em formação continuada. Trata-se de uma sequência didática (SD), sobre o objeto de conhecimento tabela periódica, elaborada considerando os parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA. A etapa de avaliação desse PE, realizada no contexto de um curso de formação continuada, contou com a participação de sete professoras da rede estadual de ensino do Paraná. Utilizando questionários como instrumento de coleta de dados, realizaram-se 13 questões agrupadas em três categorias, que se relacionam com o uso da abordagem CTSA e percepções quanto à presença de parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA na SD. Ficou evidente, a partir das respostas das professoras, que, ao explorar o artefato tecnológico smartphone, utilizando a abordagem CTSA, o ensino do objeto de conhecimento tabela periódica poderá ser melhor compreendido e valorizado pelos estudantes da Educação Básica. Quanto à presença dos parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA, as participantes pontuaram que os recursos e as ferramentas apresentados na SD contribuem para alcançar os objetivos elencados para cada uma das unidades propostas. Ao final da pesquisa, destacamos a importância de considerar os professores da Educação Básica para além de potenciais usuários dos PEs, incluindo-os como agentes ativos nas etapas de implementação e avaliação de PEs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurelio Soares Fragoso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Docente da Educação Básica. Mestre em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela UTFPR.

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Química (UFPR), Mestre em Ciências (UTFPR), Lic. e Bach. em Química (UFPR). Professora do Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos com temáticas relacionadas com Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Formação de professores

Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas, doutor em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Campo Mourão) atuando no curso de graduação em Licenciatura em Química e como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA).

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN S. K. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

COSTA, C. L. S. P.; PENHA, P. X.; MACIEL, M. D. O enfoque CTS e as percepções dos professores municipais de Ciências em Ouro Branco/MG. Revista Educação Pública, v. 21, n. 23, 22 de junho de 2021.

FREIRE, G. G.; GUERRINI, D.; DUTRA, A. O Mestrado Profissional em ensino e os produtos educacionais: a pesquisa na formação docente. Estudos Linguísticos, v. 2, n. 1, p. 100-114, 2016.

FREITAS, R. Produtos educacionais na área de ensino da Capes: o que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2, p. 5-20, 2021.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação e Educação, v. 27, p. 46-60, 2003.

LASTE, J. G.; OLIVEIRA, E. C.; DEL PINO, J. C. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas: considerações sobre mais de uma década de Produtos Educacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 3, p. 1-17, 2022.

MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.

MOREIRA, M. A. O Mestrado (Profissional) em Ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 131-142, 2004.

MOTA, F. A. B. Formação continuada de professores: aspectos históricos e perspectivas contemporâneas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 4, n. 2, p. 206-219, 2009.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. 15-33.

PEREIRA, M. F. R.; TORTATO, M. A. F.; MARCOCCIA, P. C. P. Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 59, p. 1130-1148, 2018.

RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.

ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de Ciências. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2013.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Concepções de professores sobre contextualização social do ensino de química e ciências. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 22, 1999, Poços de Caldas. Anais ... Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 1999.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, p. 14-24, 2002.

STRIEDER, R. B. et al. A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? Actio: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 87-107, 2016.

TUAY-SIGUA, R. N; PORRAS-CONTRERAS, Y. A. Formación de profesores deficiencias en educación CTSA. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 245-257, 2020.

VÁZQUEZ-ALONSO, Á. Enseñanza, Aprendizaje y Evaluación en la Formación de Docentes en Educación CTS en el contexto del siglo XXI. Uni-pluriversidad, v. 14, n. 2, p. 37-49, 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Fragoso, M. A. S., de Morais, J. L., & Romero, A. L. (2024). Formação continuada de professores enquanto lócus para avaliação de produto educacional. Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO08