Continuing Teacher Education as a Locus for Educational Product Evaluation
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO08Abstract
This work is based on the premise that basic education teachers can be receivers and evaluators of educational products (EPs) in the development phase. This study aimed to evaluate an EP with a Science-Technology-Society-Environment (STSE) approach by chemistry teachers in continuing education. This is a didactic sequence (DS) on the knowledge object of the periodic table, developed considering the parameters and educational purposes of the STSE approach. The evaluation stage of this EP, carried out in the context of a continuing education course, involved the participation of seven teachers from the Paraná state education system. Using questionnaires as a data collection tool, 13 questions were grouped into three categories relating to the use of the STSE approach and perceptions of the presence of parameters and educational purposes of the STSE approach in the DS. It was clear from the teachers' answers that by exploring the smartphone technological artifact using the STSE approach, the teaching of the periodic table knowledge object could be better understood and valued by basic education students. As for the presence of the educational parameters and purposes of the STSE approach, the participants pointed out that the resources and tools presented in the DS contribute to achieving the objectives listed for each of the proposed units. At the end of the research, we highlight the importance of considering basic education teachers as more than just potential users of EPs, including them as active agents in implementing and evaluating EPs.
Downloads
References
BOGDAN, R. C.; BIKLEN S. K. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
COSTA, C. L. S. P.; PENHA, P. X.; MACIEL, M. D. O enfoque CTS e as percepções dos professores municipais de Ciências em Ouro Branco/MG. Revista Educação Pública, v. 21, n. 23, 22 de junho de 2021.
FREIRE, G. G.; GUERRINI, D.; DUTRA, A. O Mestrado Profissional em ensino e os produtos educacionais: a pesquisa na formação docente. Estudos Linguísticos, v. 2, n. 1, p. 100-114, 2016.
FREITAS, R. Produtos educacionais na área de ensino da Capes: o que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2, p. 5-20, 2021.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação e Educação, v. 27, p. 46-60, 2003.
LASTE, J. G.; OLIVEIRA, E. C.; DEL PINO, J. C. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas: considerações sobre mais de uma década de Produtos Educacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 3, p. 1-17, 2022.
MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.
MOREIRA, M. A. O Mestrado (Profissional) em Ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 131-142, 2004.
MOTA, F. A. B. Formação continuada de professores: aspectos históricos e perspectivas contemporâneas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 4, n. 2, p. 206-219, 2009.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. 15-33.
PEREIRA, M. F. R.; TORTATO, M. A. F.; MARCOCCIA, P. C. P. Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 59, p. 1130-1148, 2018.
RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.
ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de Ciências. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2013.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Concepções de professores sobre contextualização social do ensino de química e ciências. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 22, 1999, Poços de Caldas. Anais ... Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 1999.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, p. 14-24, 2002.
STRIEDER, R. B. et al. A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? Actio: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 87-107, 2016.
TUAY-SIGUA, R. N; PORRAS-CONTRERAS, Y. A. Formación de profesores deficiencias en educación CTSA. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 245-257, 2020.
VÁZQUEZ-ALONSO, Á. Enseñanza, Aprendizaje y Evaluación en la Formación de Docentes en Educación CTS en el contexto del siglo XXI. Uni-pluriversidad, v. 14, n. 2, p. 37-49, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.