Formação continuada de professores enquanto lócus para avaliação de produto educacional
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO08Résumé
O presente trabalho parte da premissa de que os professores que atuam na Educação Básica podem desempenhar o papel de receptores e avaliadores dos produtos educacionais (PEs) em fase de desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar um PE com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CSTA) por professores de Química em formação continuada. Trata-se de uma sequência didática (SD), sobre o objeto de conhecimento tabela periódica, elaborada considerando os parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA. A etapa de avaliação desse PE, realizada no contexto de um curso de formação continuada, contou com a participação de sete professoras da rede estadual de ensino do Paraná. Utilizando questionários como instrumento de coleta de dados, realizaram-se 13 questões agrupadas em três categorias, que se relacionam com o uso da abordagem CTSA e percepções quanto à presença de parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA na SD. Ficou evidente, a partir das respostas das professoras, que, ao explorar o artefato tecnológico smartphone, utilizando a abordagem CTSA, o ensino do objeto de conhecimento tabela periódica poderá ser melhor compreendido e valorizado pelos estudantes da Educação Básica. Quanto à presença dos parâmetros e propósitos educacionais da abordagem CTSA, as participantes pontuaram que os recursos e as ferramentas apresentados na SD contribuem para alcançar os objetivos elencados para cada uma das unidades propostas. Ao final da pesquisa, destacamos a importância de considerar os professores da Educação Básica para além de potenciais usuários dos PEs, incluindo-os como agentes ativos nas etapas de implementação e avaliação de PEs.
Téléchargements
Références
BOGDAN, R. C.; BIKLEN S. K. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
COSTA, C. L. S. P.; PENHA, P. X.; MACIEL, M. D. O enfoque CTS e as percepções dos professores municipais de Ciências em Ouro Branco/MG. Revista Educação Pública, v. 21, n. 23, 22 de junho de 2021.
FREIRE, G. G.; GUERRINI, D.; DUTRA, A. O Mestrado Profissional em ensino e os produtos educacionais: a pesquisa na formação docente. Estudos Linguísticos, v. 2, n. 1, p. 100-114, 2016.
FREITAS, R. Produtos educacionais na área de ensino da Capes: o que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2, p. 5-20, 2021.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação e Educação, v. 27, p. 46-60, 2003.
LASTE, J. G.; OLIVEIRA, E. C.; DEL PINO, J. C. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas: considerações sobre mais de uma década de Produtos Educacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 3, p. 1-17, 2022.
MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.
MOREIRA, M. A. O Mestrado (Profissional) em Ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 131-142, 2004.
MOTA, F. A. B. Formação continuada de professores: aspectos históricos e perspectivas contemporâneas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 4, n. 2, p. 206-219, 2009.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. 15-33.
PEREIRA, M. F. R.; TORTATO, M. A. F.; MARCOCCIA, P. C. P. Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 59, p. 1130-1148, 2018.
RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.
ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de Ciências. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2013.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Concepções de professores sobre contextualização social do ensino de química e ciências. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 22, 1999, Poços de Caldas. Anais ... Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 1999.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, p. 14-24, 2002.
STRIEDER, R. B. et al. A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? Actio: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 87-107, 2016.
TUAY-SIGUA, R. N; PORRAS-CONTRERAS, Y. A. Formación de profesores deficiencias en educación CTSA. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 245-257, 2020.
VÁZQUEZ-ALONSO, Á. Enseñanza, Aprendizaje y Evaluación en la Formación de Docentes en Educación CTS en el contexto del siglo XXI. Uni-pluriversidad, v. 14, n. 2, p. 37-49, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.