La formación continua de profesores como un espacio para la evaluación de productos educativos
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO08Resumen
El presente trabajo parte de la premisa de que los profesores que actúan en la Educación Básica pueden desempeñar el papel de receptores y evaluadores de los productos educativos (PEs) en fase de desarrollo. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo evaluar un PE con enfoque Ciencia-Tecnología-Sociedad-Ambiente (CTSA) por profesores de Química en formación continua. Se trata de una secuencia didáctica (SD), sobre el objeto de conocimiento tabla periódica, elaborada considerando los parámetros y propósitos educativos del enfoque CTSA. La etapa de evaluación de este PE, realizada en el contexto de un curso de formación continua, contó con la participación de siete profesoras de la red estatal de enseñanza de Paraná. Utilizando cuestionarios como instrumento de recopilación de datos, se realizaron 13 preguntas agrupadas en tres categorías, que se relacionan con el uso del enfoque CTSA y las percepciones sobre la presencia de parámetros y propósitos educativos del enfoque CTSA en la SD. Quedó evidente, a partir de las respuestas de las profesoras, que al explorar el artefacto tecnológico del smartphone, utilizando el enfoque CTSA, la enseñanza del objeto de conocimiento tabla periódica podrá ser mejor comprendida y valorada por los estudiantes de la Educación Básica. En cuanto a la presencia de los parámetros y propósitos educativos del enfoque CTSA, las participantes señalaron que los recursos y las herramientas presentados en la SD contribuyen a alcanzar los objetivos enumerados para cada una de las unidades propuestas. Al final de la investigación, destacamos la importancia de considerar a los profesores de la Educación Básica más allá de potenciales usuarios de los PEs, incluyéndolos como agentes activos en las etapas de implementación y evaluación de PEs.
Descargas
Citas
BOGDAN, R. C.; BIKLEN S. K. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
COSTA, C. L. S. P.; PENHA, P. X.; MACIEL, M. D. O enfoque CTS e as percepções dos professores municipais de Ciências em Ouro Branco/MG. Revista Educação Pública, v. 21, n. 23, 22 de junho de 2021.
FREIRE, G. G.; GUERRINI, D.; DUTRA, A. O Mestrado Profissional em ensino e os produtos educacionais: a pesquisa na formação docente. Estudos Linguísticos, v. 2, n. 1, p. 100-114, 2016.
FREITAS, R. Produtos educacionais na área de ensino da Capes: o que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2, p. 5-20, 2021.
GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação e Educação, v. 27, p. 46-60, 2003.
LASTE, J. G.; OLIVEIRA, E. C.; DEL PINO, J. C. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas: considerações sobre mais de uma década de Produtos Educacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 3, p. 1-17, 2022.
MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.
MOREIRA, M. A. O Mestrado (Profissional) em Ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 131-142, 2004.
MOTA, F. A. B. Formação continuada de professores: aspectos históricos e perspectivas contemporâneas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 4, n. 2, p. 206-219, 2009.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. 15-33.
PEREIRA, M. F. R.; TORTATO, M. A. F.; MARCOCCIA, P. C. P. Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 59, p. 1130-1148, 2018.
RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.
ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de Ciências. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2013.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Concepções de professores sobre contextualização social do ensino de química e ciências. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 22, 1999, Poços de Caldas. Anais ... Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 1999.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, p. 14-24, 2002.
STRIEDER, R. B. et al. A educação CTS possui respaldo em documentos oficiais brasileiros? Actio: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 87-107, 2016.
TUAY-SIGUA, R. N; PORRAS-CONTRERAS, Y. A. Formación de profesores deficiencias en educación CTSA. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 245-257, 2020.
VÁZQUEZ-ALONSO, Á. Enseñanza, Aprendizaje y Evaluación en la Formación de Docentes en Educación CTS en el contexto del siglo XXI. Uni-pluriversidad, v. 14, n. 2, p. 37-49, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.