Formação de professores em cursos normais superiores

um “estado do conhecimento” (2003-2016)

Autores

  • Eliane Küster Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) https://orcid.org/0000-0003-3759-0377

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO11

Resumo

O artigo teve por objetivo analisar a produção científica acerca da formação de professores em cursos normais superiores, no intuito de elencar o que vem sendo produzido nessa área, averiguar a evolução e as características das pesquisas e identificar recorrências e lacunas pertinentes a temática. A pesquisa foi realizada na modalidade “estado do conhecimento”, com apoio em Morosini (2015) e Romanowski e Ens (2006). Sob o ponto de vista metodológico, o estudo teve caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. O corpus de análise foi composto por produções brasileiras exportadas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal foi estabelecido entre 2003 e 2016, em consonância com as datas de publicação dos documentos disponíveis para consulta. No decurso da análise, emergiram duas categorias (teoria e prática pedagógica na formação de professores e formação de professores na perspectiva da história da educação e das políticas educacionais), das quais afloraram cinco subcategorias, que favoreceram a averiguação das produções selecionadas. A pesquisa permitiu refletir sobre a organização da educação no país, políticas educacionais responsáveis pela institucionalização da formação de professores e práticas pedagógicas. Os resultados demonstraram que os cursos normais superiores, em suas breves trajetórias, tiveram relevância na história da educação brasileira.

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Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorado em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Küster, E., & Vieira, A. M. D. P. (2024). Formação de professores em cursos normais superiores: um “estado do conhecimento” (2003-2016). Revista Diálogo Educacional, 24(80). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.AO11