Denice Catani
notas de leitura sobre memória, história e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS10Resumo
Por meio de uma abordagem qualitativa, o texto que segue é um encontro de notas de leituras de três pesquisadoras da área de formação de professores, de três diferentes universidades do país. É uma revisão sistemática que explora a contribuição da professora e pesquisadora Doutora Denice Barbara Catani, da Universidade de São Paulo, do campo da educação, com foco nas interseções entre memória, história e formação docente. A metodologia empregada neste artigo é a revisão sistemática, a qual envolveu a análise detalhada de uma série de vinte e quatro (24) obras solo de Catani, que foram analisadas por meio da ferramenta de análises qualitativas Voyant. O estudo revela que a autora aborda a memória como um elemento central na construção da identidade docente. Suas obras demonstram como a memória coletiva e individual das (os) professoras (es)[1] desempenha um papel fundamental na formação da identidade profissional docente e influencia as práticas pedagógicas. A autora argumenta que a reflexão sobre a própria história e a memória pode fortalecer a capacidade das (os) professoras (es) de compreender sua prática docente. Além disso, examina como as políticas e as reformas educacionais se articulam as memórias coletivas e pelas narrativas históricas, influenciam as decisões governamentais e incidem sobre as práticas escolares. Suas análises oferecem insights para pesquisas sobre a formação professoras (es) e formuladoras (es) de políticas interessadas (os) e engajadas (os) na educação brasileira.
[1] Este texto é apresentado para o Dossiê: "Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade". Neste sentido, toma-se por bem padronizar neste texto o termo professoras (es).
Downloads
Referências
ALHUDITHI, Ella. Review of Voyant Tools: See through your text. Language Learning & Tecnhology. v. 24, n. 3, p. 43-50, 2021.
BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira; CATANI, Denice Barbara; SOUZA, Maria Cecilia C.C. Docência, Memória e Gênero: Estudos Alternativos sobre a Formação de Professores. Psicologia USP. São Paulo, v.4, (1-2), p. 299-318, 1993.
CATANI, Denice Barbara. Compreender e compreender-se: o campo educacional brasileiro num itinerário de leituras de Pierre Bourdieu. Educação e Pesquisa, v. 48, p. 1-17, 2022.
CATANI, Denice Barbara. Ler no quarto, ler na sala, ler no ônibus, ler nas bibliotecas públicas e pessoais: refazer efeitos? Revista brasileira de pesquisa (auto)biográfica. v. 6, p. 21-33, 2021.
CATANI, Denice Barbara. Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade. Educar em Revista. v. 37, p. 77-92, 2010.
CATANI, Denice Barbara. O lugar dos clássicos na escrita da educação: a metáfora das raízes. REVISTA USP, v. 76, p. 149-156, 2008.
CATANI, Denice Barbara. A educação como ela é. Educação. v. 5, p. 16-25, 2007.
CATANI, Denice Barbara. A educação por Bourdieu - excertos bourdieusianos. Educação. v. 5, p. 66-73, 2007.
CATANI, Denice Barbara. As leituras da própria vida e a escrita de experiências de formação. TREA, p. 273-288, 2007.
CATANI, Denice Bárbara. As leituras da própria vida e a escrita de experiências de formação. Revista da FAEEBA., v. 14, n. 24, 2005.
CATANI, Denice Barbara. Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 176-177, 2003.
CATANI, Denice Bárbara. A memória como questão no campo da produção educacional: uma reflexão. História da Educação, v. 2, n. 4, p. 119-129, 1998.
CATANI, Denice Barbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, v. 10, n. 20, p. 115-130, 1996.
CATANI, Denice Barbara. Perspectivas de investigação e fontes para a história da educação brasileira: a imprensa periódica educacional. Brasília: Inep, 1995.
CATANI, Denice Barbara. Informação, disciplina e celebração: os Anuários de Ensino do Estado de São Paulo. Rev. Fac. Educ, p. 09-30, 1995.
CATANI, Denice Barbara. Movimento das (os) professoras (es) e a organização do campo educacional em Sao Paulo (1890-1919). ANDE, v. 14, n. 21, p. 5-10, 1995.
CATANI, Denice Bárbara. Lutas pela profissionalização do magistério no Brasil: a participação das mulheres (1900-1920). Comissão para a igualdade e para os direitos das mulheres: resumos das conferências e comunicações, 1994. Disponível em https://repositorio.usp.br/item/002251440. Acesso em: 20 out. 2023.
CATANI, Denice Barbara. A participação das mulheres no movimento dos professores e a imprensa periódica educacional (1902-1919). Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 11, p. 129-138, 1994.
CATANI, Denice Bárbara. Pedagogia e museificação. Revista USP, n. 8, p. 23-26, 1991.
CATANI, Denice Barbara. Os movimentos libertários em questão: a política e a cultura nas memórias de Fernando Gabeira. Administração de Empresas, p. 84-84, 1989.
CATANI, Denice. Universidade, escola e formação de professores. Em Aberto, v. 6, n. 34, 1987.
CATANI, Denice Barbara. Lyotard, Jean-Françoís. O pós-moderno. Administração de Empresas, p. 64-65, 1987.
CATANI, Denice Barbara. Giannotti, JA A universidade em ritmo de barbárie. Administração de Empresas, p. 66-67, 1986.
CATANI, Denice Bárbara. COSTA, A escola na República Velha. Revista Administração de Empresas, p. 59-60, 1984.
CATANI, Denice Bárbara. Resenha: Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. Revista Administração de Empresas, p. 135-136, p. 1979.
CATANI, Denice Barbara. Introdução à história da educação brasileira. Revista Administração de Empresas, p. 101-102, 1979.
HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.
KUHN, Thomas S. The structure of scientifi revolutions. 2 ed. London: The Un of Chicago Press, 1962.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 7. ed. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2013.
PREZENSZKY, Bruno Cortegoso; MELLO, Roseli Rodrigues de. Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 63, p. 1569-1595, 2019.
WEBSTER, Jane; WATSON, Richard T. Analyzing the past to prepare for the future: Writing a literature review. MIS quarterly, 26, 2, p. 13-23, 2002.
WUNSCH, Luana Priscila; LEITE, Sâmmya Faria Adona; JUNIOR, João Batista Bottentuit. Planejar a formação inicial docente: revisão sistemática de normativas no cenário pós-março de 2020. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 13, n. 39, p. 324-343, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.