Denice Catani
notas de leitura sobre memória, história e formação docente
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.080.DS10Résumé
Por meio de uma abordagem qualitativa, o texto que segue é um encontro de notas de leituras de três pesquisadoras da área de formação de professores, de três diferentes universidades do país. É uma revisão sistemática que explora a contribuição da professora e pesquisadora Doutora Denice Barbara Catani, da Universidade de São Paulo, do campo da educação, com foco nas interseções entre memória, história e formação docente. A metodologia empregada neste artigo é a revisão sistemática, a qual envolveu a análise detalhada de uma série de vinte e quatro (24) obras solo de Catani, que foram analisadas por meio da ferramenta de análises qualitativas Voyant. O estudo revela que a autora aborda a memória como um elemento central na construção da identidade docente. Suas obras demonstram como a memória coletiva e individual das (os) professoras (es)[1] desempenha um papel fundamental na formação da identidade profissional docente e influencia as práticas pedagógicas. A autora argumenta que a reflexão sobre a própria história e a memória pode fortalecer a capacidade das (os) professoras (es) de compreender sua prática docente. Além disso, examina como as políticas e as reformas educacionais se articulam as memórias coletivas e pelas narrativas históricas, influenciam as decisões governamentais e incidem sobre as práticas escolares. Suas análises oferecem insights para pesquisas sobre a formação professoras (es) e formuladoras (es) de políticas interessadas (os) e engajadas (os) na educação brasileira.
[1] Este texto é apresentado para o Dossiê: "Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade". Neste sentido, toma-se por bem padronizar neste texto o termo professoras (es).
Téléchargements
Références
ALHUDITHI, Ella. Review of Voyant Tools: See through your text. Language Learning & Tecnhology. v. 24, n. 3, p. 43-50, 2021.
BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira; CATANI, Denice Barbara; SOUZA, Maria Cecilia C.C. Docência, Memória e Gênero: Estudos Alternativos sobre a Formação de Professores. Psicologia USP. São Paulo, v.4, (1-2), p. 299-318, 1993.
CATANI, Denice Barbara. Compreender e compreender-se: o campo educacional brasileiro num itinerário de leituras de Pierre Bourdieu. Educação e Pesquisa, v. 48, p. 1-17, 2022.
CATANI, Denice Barbara. Ler no quarto, ler na sala, ler no ônibus, ler nas bibliotecas públicas e pessoais: refazer efeitos? Revista brasileira de pesquisa (auto)biográfica. v. 6, p. 21-33, 2021.
CATANI, Denice Barbara. Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade. Educar em Revista. v. 37, p. 77-92, 2010.
CATANI, Denice Barbara. O lugar dos clássicos na escrita da educação: a metáfora das raízes. REVISTA USP, v. 76, p. 149-156, 2008.
CATANI, Denice Barbara. A educação como ela é. Educação. v. 5, p. 16-25, 2007.
CATANI, Denice Barbara. A educação por Bourdieu - excertos bourdieusianos. Educação. v. 5, p. 66-73, 2007.
CATANI, Denice Barbara. As leituras da própria vida e a escrita de experiências de formação. TREA, p. 273-288, 2007.
CATANI, Denice Bárbara. As leituras da própria vida e a escrita de experiências de formação. Revista da FAEEBA., v. 14, n. 24, 2005.
CATANI, Denice Barbara. Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 176-177, 2003.
CATANI, Denice Bárbara. A memória como questão no campo da produção educacional: uma reflexão. História da Educação, v. 2, n. 4, p. 119-129, 1998.
CATANI, Denice Barbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, v. 10, n. 20, p. 115-130, 1996.
CATANI, Denice Barbara. Perspectivas de investigação e fontes para a história da educação brasileira: a imprensa periódica educacional. Brasília: Inep, 1995.
CATANI, Denice Barbara. Informação, disciplina e celebração: os Anuários de Ensino do Estado de São Paulo. Rev. Fac. Educ, p. 09-30, 1995.
CATANI, Denice Barbara. Movimento das (os) professoras (es) e a organização do campo educacional em Sao Paulo (1890-1919). ANDE, v. 14, n. 21, p. 5-10, 1995.
CATANI, Denice Bárbara. Lutas pela profissionalização do magistério no Brasil: a participação das mulheres (1900-1920). Comissão para a igualdade e para os direitos das mulheres: resumos das conferências e comunicações, 1994. Disponível em https://repositorio.usp.br/item/002251440. Acesso em: 20 out. 2023.
CATANI, Denice Barbara. A participação das mulheres no movimento dos professores e a imprensa periódica educacional (1902-1919). Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 11, p. 129-138, 1994.
CATANI, Denice Bárbara. Pedagogia e museificação. Revista USP, n. 8, p. 23-26, 1991.
CATANI, Denice Barbara. Os movimentos libertários em questão: a política e a cultura nas memórias de Fernando Gabeira. Administração de Empresas, p. 84-84, 1989.
CATANI, Denice. Universidade, escola e formação de professores. Em Aberto, v. 6, n. 34, 1987.
CATANI, Denice Barbara. Lyotard, Jean-Françoís. O pós-moderno. Administração de Empresas, p. 64-65, 1987.
CATANI, Denice Barbara. Giannotti, JA A universidade em ritmo de barbárie. Administração de Empresas, p. 66-67, 1986.
CATANI, Denice Bárbara. COSTA, A escola na República Velha. Revista Administração de Empresas, p. 59-60, 1984.
CATANI, Denice Bárbara. Resenha: Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. Revista Administração de Empresas, p. 135-136, p. 1979.
CATANI, Denice Barbara. Introdução à história da educação brasileira. Revista Administração de Empresas, p. 101-102, 1979.
HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.
KUHN, Thomas S. The structure of scientifi revolutions. 2 ed. London: The Un of Chicago Press, 1962.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 7. ed. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2013.
PREZENSZKY, Bruno Cortegoso; MELLO, Roseli Rodrigues de. Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 63, p. 1569-1595, 2019.
WEBSTER, Jane; WATSON, Richard T. Analyzing the past to prepare for the future: Writing a literature review. MIS quarterly, 26, 2, p. 13-23, 2002.
WUNSCH, Luana Priscila; LEITE, Sâmmya Faria Adona; JUNIOR, João Batista Bottentuit. Planejar a formação inicial docente: revisão sistemática de normativas no cenário pós-março de 2020. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 13, n. 39, p. 324-343, 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.