Archives
-
Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos
Vol. 24 No. 82 (2024) -
Educação em Contextos Humanitários
Vol. 24 No. 81 (2024) -
Estudos sobre educação
Vol. 23 No. 79 (2023) -
Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes
Vol. 23 No. 77 (2023)O objetivo deste dossiê é explorar iniciativas transformadoras na educação por meio da escolarização aberta, com base teórica e empírica em diversos cenários de aprendizagem formal, informal e não-formal.
-
Pesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas
Vol. 23 No. 76 (2023)O dossiê temático pretende compartilhar discussões conceituais, éticas e metodológicas emergentes de pesquisas contemporâneas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil.
-
Arquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente
Vol. 22 No. 75 (2022) -
Educação profissional e tecnológica: formação e práxis
Vol. 22 No. 74 (2022) -
História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
Vol. 22 No. 73 (2022) -
Escolas criativas, complexidade e consciência planetária
Vol. 22 No. 72 (2022) -
A docência na educação profissional técnica e tecnológica
Vol. 21 No. 71 (2021) -
Práticas docentes: narrativas e representações sociais (volume II)
Vol. 21 No. 70 (2021) -
Memórias, museus e educação: reflexões e possibilidades didáticas na história ensinada
Vol. 21 No. 69 (2021)As concepções, reflexões e possibilidades didáticas sobre as pesquisas acerca das interrelações entre memória, museus e educação envidam ao diálogo das diferentes áreas de conhecimentos, que envolvem a educação formal e a não formal. A memória, analisada como vivências e experiências coletivas, pode ser ressignificada no tempo presente, tendo em vista as reflexões e dimensões educativas.
-
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E (AUTO)FORMAÇÃO DE MULHERES
Vol. 20 No. 67 (2020) -
Práticas docentes: narrativas e representações sociais
Vol. 20 No. 66 (2020) -
Estilos de aprendizagem e ensino: novas aplicações na Educação
Vol. 20 No. 64 (2020) -
Protagonismos femininos, cristianismo e História da Educação
Vol. 19 No. 63 (2019) -
Instituições escolares: discursos e experiências de inovação pedagógica na escolarização primária no século XX
Vol. 19 No. 61 (2019)A escola primária desempenhou papel significativo durante quase todo o século XX como lugar de aprendizagem de saberes necessários à modernização social. Esteve, sobretudo, vinculada a função civilizadora imprescindível para levar a cabo um projeto de nação que muitos governantes, lideranças políticas e educadores pretenderam e buscaram consolidar no Brasil e na Europa. Por isso, experiências inovadoras foram levadas a cabo com tal finalidade. Abordá-las da perspectiva da inovação, entendida como numa ampla acepção, que aponta, portanto, para diferentes compreensões, se entende ser necessário abordar nessa proposta de dossiê.
-
Educação digital
Vol. 19 No. 60 (2019) -
O conceito de paradoxo na educação, na intervenção social e na formação de professores
Vol. 18 No. 59 (2018) -
Educação, tecnologias e inclusão digital
Vol. 18 No. 58 (2018) -
Estado Democrático e Conselhos Municipais de Educação
Vol. 18 No. 57 (2018) -
Educação online e Educação Aberta: cruzamentos e controvérsias
Vol. 18 No. 56 (2018)Dossiê organizado pelos professores Edméa Santos, Lúcia Amante (Universidade Aberta de Portugal) e Bento Silva (Universidade do Minho) e artigos de demanda contínua. -
Educação Ambiental
Vol. 17 No. 55 (2017) -
EDUCERE
Vol. 17 No. 53 (2017)Suplemento. Dossiê com artigos do evento EDUCERE realizado em 2015. -
Políticas de Educação Superior
Vol. 17 No. 54 (2017) -
História da Educação e Migrações
Vol. 17 No. 51 (2017) -
Formação inicial de professores para a Educação Básica: conhecimentos e práticas
Vol. 16 No. 50 (2016) -
História da Educação Matemática em distintas perspectivas
Vol. 16 No. 49 (2016) -
Pedagogias e métodos: a matemática nos primeiros anos escolares (1880-1980)
Vol. 16 No. 48 (2016) -
Educação e Justiça Social
Vol. 16 No. 47 (2016) -
Pensamento educacional brasileiro e a formação de professores
Vol. 15 No. 46 (2015) -
Formação de Professores por meio das Redes Sociais na perspectiva transdiciplinar
Vol. 15 No. 45 (2015) -
Políticas de avaliação na formação de professores
Vol. 15 No. 44 (2015) -
Cultura e infância: implicações para a formação de professores
Vol. 14 No. 43 (2014) -
Formação de professores: interlocução universidade e educação básica
Vol. 14 No. 42 (2014) -
Atuais tendências da metodologia de pesquisa em educação
Vol. 14 No. 41 (2014) -
Prática pedagógica e formação docente
Vol. 13 No. 40 (2013) -
Políticas Educacionais em direitos humanos
Vol. 13 No. 39 (2013) -
Metodologia e Tecnologia na Educação Superior
Vol. 13 No. 38 (2013) -
Pesquisa em formação de professores
Vol. 12 No. 37 (2012) -
Formação de professores e a prática escolar em perspectiva histórica
Vol. 12 No. 36 (2012) -
Didática e Formação de Professores
Vol. 12 No. 35 (2012) -
História das disciplinas escolares e cultura escolar
Vol. 11 No. 34 (2011) -
Representações sociais e formação de professores
Vol. 11 No. 33 (2011) -
Aprendizagem e conhecimento na formação de professores
Vol. 11 No. 32 (2011) -
Tecnologia na formação de professores
Vol. 10 No. 31 (2010) -
Formação continuada
Vol. 10 No. 30 (2010) -
Violência na Escola
Vol. 9 No. 28 (2009) -
História e políticas da educação e a formação de professores
Vol. 9 No. 27 (2009) -
Pós-Graduação e Pesquisa
Vol. 9 No. 26 (2009) -
História da Educação Matemática
Vol. 8 No. 25 (2008) -
Revista Diálogo Educacional
Vol. 8 No. 24 (2008) -
Revista Diálogo Educacional
Vol. 8 No. 23 (2008) -
Complexidade
Vol. 7 No. 22 (2007) -
Reforma Universitária Brasileira
Vol. 7 No. 21 (2007) -
Conexões do processo de aprendizagem e conhecimento
Vol. 7 No. 20 (2007) -
Pesquisa em educação
Vol. 6 No. 19 (2006) -
História da educação Matemática
Vol. 6 No. 18 (2006) -
Políticas e gestão da educação
Vol. 6 No. 17 (2006) -
Saberes Docentes
Vol. 5 No. 16 (2005) -
Mídia e educação olhares multimidiáticos sobre práticas educacionais
Vol. 5 No. 15 (2005) -
Diferentes olhares sobre a história da Educação
Vol. 5 No. 14 (2005) -
Educação, comunicação e tecnologia II
Vol. 4 No. 13 (2004) -
Educação,Comunicação ,tecnologia
Vol. 4 No. 12 (2004) -
Politicas e gestão da educação Superior
Vol. 4 No. 11 (2004) -
A didática e a nova cultura da aprendizagem
Vol. 4 No. 10 (2003) -
Metodologia Politica e Filosofia
Vol. 4 No. 9 (2003) -
Escola, formação docente,trabalho do professor
Vol. 4 No. 8 (2003) -
v.2, n.4,
Vol. 2 No. 4 (2001) -
v. 2 ,n. 3
Vol. 2 No. 3 (2001) -
v. 1 ,n. 2
Vol. 1 No. 2 (2000) -
v. 1 ,n. 1
Vol. 1 No. 1 (2000)