v. 17 n. 51 (2017): História da Educação e Migrações

Publicado: 2017-07-31

Dossiê

  • Estado, política migratoria y escuela pública: mediaciones desde los libros de lectura (Argentina, Buenos Aires, 1853-1955)

    Ana María Montenegro, Jorgelina Méndez
    17-39
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds01
  • A força da educação na integração de refugiados no Brasil: crianças russas na cidade de Santos (1958-1968)

    Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira, Fabiano Lourenço de Menezes, Bárbara Higa Silva* Higa Silva
    41-59
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds02
  • Escolarização da infância em cidades de colonização recente de Mato Grosso

    Elizabeth Figueiredo de Sá, Clailton Lira Perin, Katia Maria Kunntz Beck
    61-79
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds03
  • Imigração e educação nos relatórios dos presidentes da Província do Paraná

    Rodrigo Boçõen, Maria Elisabeth Blanck Miguel
    81-100
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds04
  • Migrações Portugal/Brasil e reconhecimento de estudos: trajetórias de vida de imigrantes

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    101-122
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds05
  • Educação especial em Roraima: impacto dos processos migratórios na constituição da área

    Maria Edith Romano Siems Marcondes
    123-143
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds06

Artigos

  • Currículo e Formação de Professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional

    Helena Maria dos Santos Felício, Carlos Manuel Ribeiro da Silva
    147-166
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao01
  • A Identidade Docente e o uso das Tecnologias e Mídias Digitais na Escola à luz do pensar complexo

    Marilete Terezinha Marqueti, Ricardo Antunes de Sá
    167-183
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao02
  • Matrizes teóricas dos saberes elementares matemáticos da escola primária em tempos de primeira república

    Neuza Bertoni Pinto
    185-205
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao03
  • Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático

    Wagner Rodrigues Valente
    207-222
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao04
  • Análise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos

    Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski, João Paulo Aires, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Luiz Alberto Pilatti, Antonio Carlos Frasson, Elsa Midori Shimazaki
    223-250
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao05
  • Ser Professor Formador de Professores a Distância: perspectivas constitutivas

    Liliane Campos Machado
    251-270
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao06

Apresentação

  • Editorial

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Maria Elisabeth Blanck Miguel
    09-13
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ed01