Imigração e educação nos relatórios dos presidentes da Província do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds04Resumo
O presente texto busca discutir a forma como educação e imigração, especialmente de poloneses, era tratada pelos governantes da Província do Paraná, por meio da análise dos Relatórios dos Presidentes da Província, abrangendo o período de 1871, o início da imigração polonesa ao Paraná, e 1889, o fim do regime monárquico no Brasil. Para a construção deste trabalho, foi fundamental a consulta a autores como Lilian A. Wachowicz (1984), Ruy C. Wachowicz (2010), Saviani (2007), Faria Filho (1998) Miguel (1997) e Vieira (2011), além de outras fontes primárias, como a legislação educacional em vigor no período. Com a realização dessa pesquisa, foi possível observar o planejamento da imigração para a Província, os principais problemas reconhecidos na Instrução Pública do período, além das medidas tomadas ou planejadas para a melhoria do ensino entre os imigrantes.Downloads
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Publicado
2017-07-31
Como Citar
Boçõen, R., & Blanck Miguel, M. E. (2017). Imigração e educação nos relatórios dos presidentes da Província do Paraná. Revista Diálogo Educacional, 17(51), 81–100. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds04
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Dossiê
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