Imigração e educação nos relatórios dos presidentes da Província do Paraná

Autores

  • Rodrigo Boçõen Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Maria Elisabeth Blanck Miguel Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds04

Resumo

O presente texto busca discutir a forma como educação e imigração, especialmente de poloneses, era tratada pelos governantes da Província do Paraná, por meio da análise dos Relatórios dos Presidentes da Província, abrangendo o período de 1871, o início da imigração polonesa ao Paraná, e 1889, o fim do regime monárquico no Brasil. Para a construção deste trabalho, foi fundamental a consulta a autores como Lilian A. Wachowicz (1984), Ruy C. Wachowicz (2010), Saviani (2007), Faria Filho (1998) Miguel (1997) e Vieira (2011), além de outras fontes primárias, como a legislação educacional em vigor no período. Com a realização dessa pesquisa, foi possível observar o planejamento da imigração para a Província, os principais problemas reconhecidos na Instrução Pública do período, além das medidas tomadas ou planejadas para a melhoria do ensino entre os imigrantes.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

Boçõen, R., & Blanck Miguel, M. E. (2017). Imigração e educação nos relatórios dos presidentes da Província do Paraná. Revista Diálogo Educacional, 17(51), 81–100. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ds04