Análise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao05Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar produções técnicas da área de Matemática para o Ensino Fundamental, desenvolvidas no período de junho de 2009 a dezembro de 2013 no Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná — Câmpus Ponta Grossa, avaliando a viabilidade de adaptação dos produtos para o ensino de estudantes cegos. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa para a análise dos dados, sendo utilizada como estratégia a pesquisa bibliográfica, com análise das dissertações defendidas. O programa possui dezenove trabalhos na área de Matemática, sendo seis produções voltadas para o Ensino Fundamental. A análise comparativa dos trabalhos coletou as seguintes informações: procedimentos metodológicos, recursos materiais e processos avaliativos. As propostas de adaptações das produções para os estudantes cegos deram-se a partir do referencial teórico registrado neste estudo. Os resultados desta análise indicam que as produções técnicas podem ser desenvolvidas também com estudantes cegos, desde que realizadas as adaptações conforme as necessidades do aluno.Downloads
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Publicado
2017-07-31
Como Citar
Mamcasz Viginheski, L. V., Aires, J. P., de Carvalho Rutz da Silva, S., Pilatti, L. A., Frasson, A. C., & Midori Shimazaki, E. (2017). Análise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos. Revista Diálogo Educacional, 17(51), 223–250. https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.051.ao05
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