v. 14 n. 41 (2014): Atuais tendências da metodologia de pesquisa em educação

Publicado: 2014-07-12

Dossiê

  • Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01
    Altina Ramos, Paulo M. Faria, Ádila Faria
    17-36
  • Pesquisa etnográfica com crianças pequenas: reflexões sobre o papel do pesquisador

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS02
    Márcia Buss-Simão
    37-59
  • Questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças: algumas reflexões

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS03
    Ana Paula Cordeiro, Luciana Aparecida de Araujo Penitente
    61-79
  • Narrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS04
    Elieuza Aparecida de Lima, Rosane Michelli de Castro
    81-100
  • História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS06
    Neuza Bertoni Pinto
    125-142
  • History of school subjects: reflection on theoretical and methodological aspects of historiographical practice

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2299
    Neuza Bertoni Pinto
    125-142
  • Sobre a pesquisa em Modelagem na Educação Matemática brasileira

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS07
    Tiago Emanuel Klüber, Dionísio Burak
    143-163
  • A meta-understanding about the research in Mathematical Modelling in Brazilian Mathematics Education

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2311
    Tiago Emanuel Klüber, Dionísio Burak
    143-163
  • Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08
    Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Joana Paulin Romanowski
    165-189
  • Review studies: conceptual and methodological implications

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2323
    Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Joana Paulin Romanowski
    165-189
  • Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS09
    Liliana Soares Ferreira, Bruna Pereira Alves Fiorin, Cláudia Letícia de Castro do Amara, Mariglei Severo Maraschin
    191-209
  • Groups of interlocution as a technique of productionand sistematization on Education research

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2335
    Liliana Soares Ferreira, Bruna Pereira Alves Fiorin, Cláudia Letícia de Castro do Amaral, Mariglei Severo Maraschin
    191-209
  • Undergraduate degrees and Basic Education early years: a necessary interlocution in teacher education

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.6554
    Simone Regina Manosso Cartaxo, Pura Lúcia Oliver Martins
    343-367

Artigos

  • O princípio ético-crítico freireano

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO01
    Valdir Borges
    213-231
  • Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do Enem (1998-2011)

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO02
    Fabiele Cristiane Dias Broietti, Ourides Santin Filho, Marinez Meneghello Passos
    233-260
  • Celebrações do saber: exames finais nas escolas da região colonial italiana, Rio Grande do Sul, 1875 a 1930

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO03
    Terciane Ângela Luchese
    261-285

Documentos

  • Avaliação de livros na área de Educação

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.dc01
    Clarilza Prado de Sousa, Flávia Obino Corrêa Werle
    289-308