Sobre a pesquisa em Modelagem na Educação Matemática brasileira
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS07Resumo
Uma das principais demandas da pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática é o investimento em metaestudos de sua própria produção. Nesse contexto nossa investigação se sustentou e pôde ser empreendida sob a questão: como se mostra a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil, a partir dos trabalhos publicados no GT-10 do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática? A abordagem de pesquisa, predominantemente qualitativa, inspirada na análise de conteúdo orientou os procedimentos de análise e interpretação. Os resultados obtidos apontam para uma pluralidade de temas, métodos e autores que sustentam a comunidade de pesquisa. Essas pluralidades são discutidas e aprofundadas no contexto mesmo em que se mostraram e em alguns dos seus possíveis desdobramentos.Downloads
Referências
ALMEIDA, L. M. W. Algumas reflexões sobre a pesquisa em Modelagem
Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2006, Águas de Lind óia. Anais... Curitiba: SBEM, 2006. p. 1-12.
ANDRÉ, M. Pesquisa qualitativa em Educaçã o: buscand o rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.
ARAÚJO, J. L. Pesquisas sobre Modelagem em eventos científicos recentes de educação matemática no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Taguatinga. Anais... Taguatinga: UCB, 2009. p. 1-14.
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educaçã o Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2001. p. 1-15.
BARBOSA, J. C. Sobre a pesquisa em modelagem matemática no Brasil.
In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA, 5., 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto; Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. p. 82-103.
BARBOSA, J. C.; ARAÚJO, J. L; CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: relatório das sessões do GT 10. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Taguatinga. Anais... Taguatinga: SBEM, 2009. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/gt10/pd f/relatorio_ivsipem.pd f>. Acesso em: 9 jul. 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2. ed. rev. e ampl . Lisboa: Edições 70, 2011.
BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. Pesquisa em modelagem matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 902-925, set./dez. 2011.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y, S. Introduçã o: a disciplinas e prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: planejamentos e abordagens. Trad. Sand ra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.
BURAK, D. et. al. Sobre os objetivos de pesquisa concernentes à investigação em Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012,
Petrópolis. Anais... Petrópolis: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012. p. 1-18.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber livro, 2005. (Série Pesquisa).
KLÜBER, T. E. (Des)Encontros entre a Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Formação de Professores de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 63-84, maio 2012.
KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Sobre a pesquisa qualitativa na Modelagem Matemática em Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática,v. 26, n. 43, p. 111-133, 2012.
LESTER, F. K.; LAMBDIN, D. V. The ship to Theseus and other metaphors for thinking about what we value in mathematics education research. In: SIERPINSKA, A.; KILPATRICK, J. (Ed.). Mathematics education as a research domain: a search for identity: an ICMI Stud y. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997. p. 415-425.
NISS, M. Issues and problems of research on the teaching and learning of appl ications and modelling. In: MATOS, J. F. et al. (Ed.). Modelling and mathematics education – ICTMA 9: appl ications in science and technology. Chichester: Horwood Publishing, 2001. p. 72-88.
VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber, 2005. (Série Pesquisa).
WALTER, S. A.; BACH, T. M. Adeus papel, marca-textos, tesoura e cola: inovando o processo de análise de conteúdo por meio do Atlas. In: SEMINÁRIOS DE EMPREENDENDORISMO E EDUCAÇÃO, 12., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2009. p. 1-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.