Sobre a pesquisa em Modelagem na Educação Matemática brasileira

Authors

  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, PR - Brasil
  • Dionísio Burak Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS07

Abstract

Uma das principais demandas da pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática é o investimento em metaestudos de sua própria produção. Nesse contexto nossa investigação se sustentou e pôde ser empreendida sob a questão: como se mostra a pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil, a partir dos trabalhos publicados no GT-10 do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática? A abordagem de pesquisa, predominantemente qualitativa, inspirada na análise de conteúdo orientou os procedimentos de análise e interpretação. Os resultados obtidos apontam para uma pluralidade de temas, métodos e autores que sustentam a comunidade de pesquisa. Essas pluralidades são discutidas e aprofundadas no contexto mesmo em que se mostraram e em alguns dos seus possíveis desdobramentos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, L. M. W. Algumas reflexões sobre a pesquisa em Modelagem

Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2006, Águas de Lind óia. Anais... Curitiba: SBEM, 2006. p. 1-12.

ANDRÉ, M. Pesquisa qualitativa em Educaçã o: buscand o rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.

ARAÚJO, J. L. Pesquisas sobre Modelagem em eventos científicos recentes de educação matemática no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Taguatinga. Anais... Taguatinga: UCB, 2009. p. 1-14.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educaçã o Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2001. p. 1-15.

BARBOSA, J. C. Sobre a pesquisa em modelagem matemática no Brasil.

In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA, 5., 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto; Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. p. 82-103.

BARBOSA, J. C.; ARAÚJO, J. L; CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: relatório das sessões do GT 10. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Taguatinga. Anais... Taguatinga: SBEM, 2009. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/gt10/pd f/relatorio_ivsipem.pd f>. Acesso em: 9 jul. 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2. ed. rev. e ampl . Lisboa: Edições 70, 2011.

BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. Pesquisa em modelagem matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 902-925, set./dez. 2011.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y, S. Introduçã o: a disciplinas e prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: planejamentos e abordagens. Trad. Sand ra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.

BURAK, D. et. al. Sobre os objetivos de pesquisa concernentes à investigação em Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012,

Petrópolis. Anais... Petrópolis: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012. p. 1-18.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber livro, 2005. (Série Pesquisa).

KLÜBER, T. E. (Des)Encontros entre a Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Formação de Professores de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 63-84, maio 2012.

KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Sobre a pesquisa qualitativa na Modelagem Matemática em Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática,v. 26, n. 43, p. 111-133, 2012.

LESTER, F. K.; LAMBDIN, D. V. The ship to Theseus and other metaphors for thinking about what we value in mathematics education research. In: SIERPINSKA, A.; KILPATRICK, J. (Ed.). Mathematics education as a research domain: a search for identity: an ICMI Stud y. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997. p. 415-425.

NISS, M. Issues and problems of research on the teaching and learning of appl ications and modelling. In: MATOS, J. F. et al. (Ed.). Modelling and mathematics education – ICTMA 9: appl ications in science and technology. Chichester: Horwood Publishing, 2001. p. 72-88.

VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber, 2005. (Série Pesquisa).

WALTER, S. A.; BACH, T. M. Adeus papel, marca-textos, tesoura e cola: inovando o processo de análise de conteúdo por meio do Atlas. In: SEMINÁRIOS DE EMPREENDENDORISMO E EDUCAÇÃO, 12., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2009. p. 1-17.

Published

2014-07-12

How to Cite

Klüber, T. E., & Burak, D. (2014). Sobre a pesquisa em Modelagem na Educação Matemática brasileira. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 143–163. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS07