Vol. 14 No. 41 (2014): Atuais tendências da metodologia de pesquisa em educação

Published: 2014-07-12

Dossier

  • Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação

    Altina Ramos, Paulo M. Faria, Ádila Faria
    17-36
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01
  • Pesquisa etnográfica com crianças pequenas: reflexões sobre o papel do pesquisador

    Márcia Buss-Simão
    37-59
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS02
  • Questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças: algumas reflexões

    Ana Paula Cordeiro, Luciana Aparecida de Araujo Penitente
    61-79
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS03
  • Narrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professores

    Elieuza Aparecida de Lima, Rosane Michelli de Castro
    81-100
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS04
  • História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica

    Neuza Bertoni Pinto
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS06
  • History of school subjects: reflection on theoretical and methodological aspects of historiographical practice

    Neuza Bertoni Pinto
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2299
  • Sobre a pesquisa em Modelagem na Educação Matemática brasileira

    Tiago Emanuel Klüber, Dionísio Burak
    143-163
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS07
  • A meta-understanding about the research in Mathematical Modelling in Brazilian Mathematics Education

    Tiago Emanuel Klüber, Dionísio Burak
    143-163
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2311
  • Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas

    Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Joana Paulin Romanowski
    165-189
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08
  • Review studies: conceptual and methodological implications

    Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Joana Paulin Romanowski
    165-189
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2323
  • Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação

    Liliana Soares Ferreira, Bruna Pereira Alves Fiorin, Cláudia Letícia de Castro do Amara, Mariglei Severo Maraschin
    191-209
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS09
  • Groups of interlocution as a technique of productionand sistematization on Education research

    Liliana Soares Ferreira, Bruna Pereira Alves Fiorin, Cláudia Letícia de Castro do Amaral, Mariglei Severo Maraschin
    191-209
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2335
  • Undergraduate degrees and Basic Education early years: a necessary interlocution in teacher education

    Simone Regina Manosso Cartaxo, Pura Lúcia Oliver Martins
    343-367
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.6554

Articles

  • O princípio ético-crítico freireano

    Valdir Borges
    213-231
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO01
  • Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do Enem (1998-2011)

    Fabiele Cristiane Dias Broietti, Ourides Santin Filho, Marinez Meneghello Passos
    233-260
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO02
  • Celebrações do saber: exames finais nas escolas da região colonial italiana, Rio Grande do Sul, 1875 a 1930

    Terciane Ângela Luchese
    261-285
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO03

Documents

  • Avaliação de livros na área de Educação

    Clarilza Prado de Sousa, Flávia Obino Corrêa Werle
    289-308
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.dc01