História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica

Autores

  • Neuza Bertoni Pinto ontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS06

Resumo

A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Um de seus principais representantes, o historiador francês André Chervel, considera que as disciplinas são produções escolares configuradas para transformar o ensino em aprendizagem. Estreitamente articulada à cultura escolar, a constituição de uma disciplina é permeada por momentos de estabilidade e transformação, seja por impacto de reformas educacionais, de reorganização curricular, de alteração do público, seja por mudança de método de ensino. Com o objetivo de refletir sobre a base teórico-metodológica dessa prática historiográfica, o estudo analisa a estreita articulação das disciplinas escolares com a cultura escolar, em termos de relações entre normas e finalidades que regem a escola, profissionalização docente, formas de apropriação dos conteúdos. Analisa também conceitos que possibilitam compreender o funcionamento interno das disciplinas escolares concebendo-as como entidades autônomas, produzidas no interior da escola.

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

Bertoni Pinto, N. (2014). História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 125–142. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS06