História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica

Autores/as

  • Neuza Bertoni Pinto ontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS06

Resumen

A história das disciplinas escolares, uma das mais recentes ramificações da história da educação, vem proporcionando um novo olhar ao ensino dos conteúdos escolares. Um de seus principais representantes, o historiador francês André Chervel, considera que as disciplinas são produções escolares configuradas para transformar o ensino em aprendizagem. Estreitamente articulada à cultura escolar, a constituição de uma disciplina é permeada por momentos de estabilidade e transformação, seja por impacto de reformas educacionais, de reorganização curricular, de alteração do público, seja por mudança de método de ensino. Com o objetivo de refletir sobre a base teórico-metodológica dessa prática historiográfica, o estudo analisa a estreita articulação das disciplinas escolares com a cultura escolar, em termos de relações entre normas e finalidades que regem a escola, profissionalização docente, formas de apropriação dos conteúdos. Analisa também conceitos que possibilitam compreender o funcionamento interno das disciplinas escolares concebendo-as como entidades autônomas, produzidas no interior da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Decreto-Lei n. 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 jan. 1946. Seção 1, p. 113.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. v. 1.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

COSTA, D. A. A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946. 2010. 282 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade

Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro:Guanabara, 1989.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Org.). A invenção das tradições. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

JULIA, D. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In: LOPES, A. C.; MACDO, E. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 37-71.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LAURENTIN, E. (Org.). A quoi sert l’histoire aujourd’hui? Paris: Bayard Éditions, 2010.

OLIVEIRA FILHO, F. A matemática do colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. 2013. 270 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, M. A. T. de; RANZI, S. M. F. (Org.). História das disciplinas escolares no Brasil: contribuição para o debate. Bragança Paulista: Edusf, 2003.

PINTO, N. B. Educação matemática e formação de pedagogos em 1950.

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11., SEMINÁRIO

INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE

E EDUCAÇÃO – SIRSSE, 2., SEMINÁRIO INSTITUCIONAL SOBRE

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE CÁTEDRA UNESCO, 4., 2013, Curitiba.

Anais...Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. CD-ROM. p. 25762-25773.

PINTO, N. B. O Movimento da Matemática Moderna no Paraná: os desafios da operação historiográfica. In: FLORES, C.; ARRUDA, J. P. de (Org.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: contribuições para a história da educação matemática. São Paulo: Annablume, 2010. p. 41-65.

PROST, A. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

ORY, P. L’histoire culturelle. 3 ed. Paris: PUF, 2004.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC: Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, v. 8, n. 12, p. 22-50, jan./jun. 2013.

VILLELA, L. M. A. “GRUEMA”: uma contribuição para a história da educação matemática no Brasil. 2009. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.

VIÑAO FRAGO, A. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, v. 8, n. 3, p. 174-208, 2008.

Publicado

2014-07-12

Cómo citar

Bertoni Pinto, N. (2014). História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico-metodológicos de uma prática historiográfica. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 125–142. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS06