Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do Enem (1998-2011)

Autores

  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR - Brasil
  • Ourides Santin Filho Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR - Brasil
  • Marinez Meneghello Passos professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO02

Resumo

Este artigo traz os resultados de um mapeamento da produção científica brasileira, referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), expressa nas dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas desde a primeira aplicação deste exame, em 1998. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, sobre a qual são feitas considerações de natureza qualitativa. Realizou-se um levantamento bibliográfico da produção e sua seleção, sistematização de informações e organização dos resultados com base nas técnicas da Análise Documental. Levamos em conta na análise os anos de publicação das produções; as áreas de conhecimento a que pertencem; as regiões do país onde estão geograficamente concentradas e àquelas que estão relacionadas à área de Ciências da Natureza. O estudo indicou que o Enem tem sido importante objeto de investigação e que os pesquisadores que o colocam em suas pautas de pesquisa buscam diversas compreensões sobre este Exame.

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

Dias Broietti, F. C., Santin Filho, O., & Meneghello Passos, M. (2014). Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do Enem (1998-2011). Revista Diálogo Educacional, 14(41), 233–260. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.AO02