Narrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professores

Autores

  • Elieuza Aparecida de Lima Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), docente do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da mesma instituição, Marília, SP - Brasil
  • Rosane Michelli de Castro Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), docente do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da mesma instituição, Marília, SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS04

Resumo

Este texto emerge de nossos percursos de pesquisa e extensão universitárias, a partir de nossas preocupações com a formação inicial e continuada de professores da e para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tivemos, como intenção central, apresentar aspectos de alguns desses encaminhamentos efetivados em busca da criação de possibilidades para a construção coletiva de condições para nutrir todos os envolvidos nos processos investigativos com um conjunto de saberes necessários à tomada de decisões e posicionamentos sobre a e na prática pedagógica. Da ótica teórico-metodológica que baseou nossas pesquisas, os processos formativos de professores devem ir ao encontro da expressão das suas ações práticas, a fim de se produzir um novo conhecimento relativizado, entendido com base nas circunstâncias, dos sujeitos e dos lugares sociais daqueles que o elaboram e o disseminam. Essa compreensão foi responsável pelas opções metodológicas feitas para a proposição e o desenvolvimento de nossas pesquisas, prioritariamente a História Oral. Finalmente, concluímos, dentre outros aspectos, que a singularidade do que é realizado, pensado e falado no mundo da escola e, portanto, a prática da pesquisa pedagógica pela via da narrativa é prenhe de conteúdo para projeção de novas ações em favor da melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dirigidos à formação e atuação docentes e à humanização plena de adultos e crianças.

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

de Lima, E. A., & de Castro, R. M. (2014). Narrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 81–100. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS04