A meta-understanding about the research in Mathematical Modelling in Brazilian Mathematics Education
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v14i41.2311Resumo
One of the main research demands in mathematical modeling in mathematics education is the investment in metastudies of its own production. In this context our investigation was held and could be developed under the question: how is research in Mathematical Modeling presented in Brazil, from works published in the GT-10 of the IV International Seminar for Research in Mathematics Education? The research approach, which is predominantly qualitative, inspired by content analysis, guided the procedures for analysis and interpretation. The results point to a plurality of themes, methods and authors that support the research community. These pluralities are discussed and detailed in the same context they are shown and in some of its possible developments.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. M. W. Algumas reflexões sobre a pesquisa em Modelagem
Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2006, Águas de Lind óia. Anais... Curitiba: SBEM, 2006. p. 1-12.
ANDRÉ, M. Pesquisa qualitativa em Educaçã o: buscand o rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.
ARAÚJO, J. L. Pesquisas sobre Modelagem em eventos científicos recentes de educação matemática no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Taguatinga. Anais... Taguatinga: UCB, 2009. p. 1-14.
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educaçã o Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPEd, 2001. p. 1-15.
BARBOSA, J. C. Sobre a pesquisa em modelagem matemática no Brasil.
In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA, 5., 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto; Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. p. 82-103.
BARBOSA, J. C.; ARAÚJO, J. L; CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: relatório das sessões do GT 10. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Taguatinga. Anais... Taguatinga: SBEM, 2009. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/gt10/pd f/relatorio_ivsipem.pd f>. Acesso em: 9 jul. 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2. ed. rev. e ampl . Lisboa: Edições 70, 2011.
BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. Pesquisa em modelagem matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 902-925, set./dez. 2011.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y, S. Introduçã o: a disciplinas e prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: planejamentos e abordagens. Trad. Sand ra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.
BURAK, D. et. al. Sobre os objetivos de pesquisa concernentes à investigação em Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012,
Petrópolis. Anais... Petrópolis: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012. p. 1-18.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber livro, 2005. (Série Pesquisa).
KLÜBER, T. E. (Des)Encontros entre a Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Formação de Professores de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 63-84, maio 2012.
KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Sobre a pesquisa qualitativa na Modelagem Matemática em Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática,v. 26, n. 43, p. 111-133, 2012.
LESTER, F. K.; LAMBDIN, D. V. The ship to Theseus and other metaphors for thinking about what we value in mathematics education research. In: SIERPINSKA, A.; KILPATRICK, J. (Ed.). Mathematics education as a research domain: a search for identity: an ICMI Stud y. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997. p. 415-425.
NISS, M. Issues and problems of research on the teaching and learning of appl ications and modelling. In: MATOS, J. F. et al. (Ed.). Modelling and mathematics education – ICTMA 9: appl ications in science and technology. Chichester: Horwood Publishing, 2001. p. 72-88.
VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber, 2005. (Série Pesquisa).
WALTER, S. A.; BACH, T. M. Adeus papel, marca-textos, tesoura e cola: inovando o processo de análise de conteúdo por meio do Atlas. In: SEMINÁRIOS DE EMPREENDENDORISMO E EDUCAÇÃO, 12., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2009. p. 1-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.